Viviane Senna diz que é preciso melhorar a gestão da educação
Por Admin - Em 18/12/2018 às 5:44 PM
A presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS) e irmã do tri-campeão mundial de Fórmula 1, Viviane Senna Lali, disse em evento realizado pelo Lide Ceará, que somente com a educação o País poderá melhorar os seus índices econômicos e sociais. E que a ineficiência no setor gera gastos anuais de R$ 11,29 bilhões com repetência e evasão nos ensinos fundamental e médio.
A presidente do grupo de líderes empresariais, Emília Buarque, lembrou que em recente evento, foi mostrado que 99% da população de seis a 12 anos estão na escola, mas quase 80 milhões de brasileiros de 15 anos ou mais, têm o ensino médio incompleto, dificultando a qualificação profissional.
Na sua palestra, “Educação e desenvolvimento sócio-econômico”, Viviane Senna ressaltou que as diferenças sociais travam desenvolvimento do País, mostrando o abismo social existente entre o bairro da Gávea e a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, divididos por uma rua.
Ela destacou que o IDH da Gávea é 0,96, semelhante ao do canadá, enquanto o da Rocinha é 0,75, igual ao da Argélia. “É só atravessar a rua e se vive dez anos a menos, se ganha quase 15 vezes menos e há 11 vezes mais analfabetos. O Brasil foi feito para poucos. Precisamos construir uma ponte entre o Brasil-Canadá e o Brasil-Argélia”, disse.
Afirmou, ainda, que para resolver a questão é preciso pensar em larga escala, desenvolvendo a capacidade das pessoas através da educação. “Ela é um passaporte social. Em média, de cada dez crianças que entram na escola, cinco concluem o ensino médio. No caso dos mais ricos até 75% conseguem finalizar essa fase, mas no mais pobres o percentual cai para 36%”, lamentou Viviane.
No Ceará, há cerca de 16 anos, o IAS conseguiu reduzir as distorções no ensino de Sobral, que era da ordem de 95%, para 4,7% e zerar a evasão escolar. “Hoje, Sobral é a capital da educação, devido ao correto uso dos programas de gestão da alfabetização”, lembrou a presidente do instituto.
E comemorou o fato de o Governo do Ceará ter implementado a sistemática vitoriosa de Sobral em todo o Estado, tanto que, atualmente, o Ceará é uma referência em educação para o País. Tanto que, ontem à noite, esteve reunida com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição.
“É preciso olhar para as aptidões para o Século XXI, desenvolvendo as competências sócio-educacionais, par que as crianças saibam de relacionar, trabalhar em equipe, ter um bom contato com as outras. O orçamento da educação no Brasil corresponde a 6% do PIB, cerca de R$ 350 bilhões por ano. O problema é a gestão equivocada desses recursos. Precisamos ajudar o Governo a atuar e melhorar a educação brasileira”, finalizou Viviane Senna.
Viviane Senna afirmou que é preciso melhorar a educação, para o País ter maior desenvolvimento
Foto: Balada IN