Camilo Santana destaca as conquistas do Ceará em evento na FIEC

Por Admin - Em 14/12/2018 às 8:37 PM

O governador Camilo Santana participou, esta tarde, de um almoço oferecido pelo presidente da FIEC, Beto Studart, para realizar o seu balanço dos quatro primeiros anos de sua gestão à frente do Poder Executivo cearense.

Ele afirmou ter ficado preocupado por suceder a um dos maiores governadores que o Ceará já teve, Cid Gomes, enfrentar uma das piores secas pela qual o Estado passou e a crise que afetou todo o País.

Passados os primeiros dias, junto com sua equipe, montou estratégias para promover o desenvolvimento do Estado de maneira responsável e eficiente. E conseguiu. Tanto que, hoje ‘Ceará tem uma das melhores situações fiscais do País, e tem garantido a sua capacidade de investimentos.

“Tanto que no ano passado, conseguimos investir 13,9% da Receita Corrente Líquida (RCL). Isso nos garantiu a oportunidade de fortes investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura”, afirmou Camilo.

Os resultados vieram logo. Mas este ano foi um grande destaque no quesito educação, pois das 100 melhores escolas públicas do País, 84 estão no Ceará. “E conquistamos, esta semana, o Prêmio Nacional de Transparência na Gestão Pública, mostrando que estamos realizando um trabalho sério e com muita eficiência”, asseverou. 

O governador lembrou, ainda, que até o fim deste mês as águas da obra de transposição do Rio São Francisco devem chegar ao Ceará, na região de Jati.E após encher o reservatório ali existente, pelo Cinturão das Águas, atingirão o Açude Castanhão, para garantir a segurança hídrica para os cearenses.

Por final, destacou a implantação da “Trinca de Hubs”- aéreo, portuário e de tecnologia, sem esquecer de uma grande conquista do Estado, que foi a inauguração da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

“Estamos passando de oito para 48 operações aéreas internacionais por semana, fazendo de Fortaleza um grande centro de conexões de voos, com rápido acesso à Europa. E a Fraport está investindo R$ 1,2 bilhão no Aeroporto de Fortaleza, que em breve será um dos mais modernos do Brasil”, disse.

No campo do transporte marítimo, ressaltou a importância da parceria firmada com o Porto de Roterdã, que vai abrir o Ceará para o mundo. “O Estado não vendeu nenhum patrimônio para isso.É uma parceria de negócios. Criamos uma nova empresa (CIPP S.A.) e Roterdã é sócia de 30% dela, mas todo o patrimônio permanece com o povo cearense”, salientou o governador.

A última estratégia é fazer do Ceará um centro de conexões tecnológicas e, em breve, a Angola Cable vai inaugurar um grande data center na Praia do Futuro. “Já são três equipamentos destes no Ceará. Isso significa poder atrair grandes empresas de tecnologia para se instalarem aqui e, se Deus quiser, em janeiro deveremos trazer uma das maiores empresas de tecnologia do mundo para cá. Dando oportunidades para a juventude e transformando o Ceará num grande centro de telecomunicações mundial”, completou Camilo Santana.

O presidente da FIEC lembrou que a maioria dos estados brasileiros enfrenta dificuldades administrativas, exigindo atitudes responsáveis no que diz respeito ao ajuste das contas públicas. Mas ressaltou que o Ceará vive um cenário diferenciado, com estimativa de PIB de 1,46% para este ano, acima do Brasil, e saldo de empregos satisfatório, em torno de 26 mil postos de trabalho. 

“Mesmo assim, o senhor se antecipa aos demais entes federados, já se preparando para a nova conjuntura que pode surgir. A sua visão de gestão pública nos anima, por vermos uma confluência com o que acontece na iniciativa privada, onde um dos preceitos básicos é a gestão baseada na responsabilidade e nos resultados”, parabenizou Beto Studart. 

César Ribeiro, Camilo Santana e Beto Studart, antes do almoço realizado na FIEC

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business