Camilo defende pacto entre estados e União para combater a violência

Por Admin - Em 12/12/2018 às 2:58 PM

O governador Camilo Santana está em Brasília e participou, esta manhã, da reunião do Fórum de Governadores do Brasil, quando defendeu a integração entre estados e União para tratar da questão da segurança pública. Dentre as pautas a criação do Fundo Nacional de Segurança e mais investimentos do Governo Federal para a área.

“Para o combate à insegurança no Brasil é necessária uma repactuação nacional, porque o crime ultrapassou as fronteiras dos estados brasileiros. E, nesse sentido, defendemos que o Governo Federal possa ser o grande maestro. A conquista do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) foi um passo importante”, disse Camilo.

Ele lembrou que, atualmente, toda a responsabilidade sobre a segurança recai sobre os governadores. “Sabemos que proteção de fronteiras não é tarefa dos estados”, afirmou. o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, participou do evento, junto com os presidente do STF e STJ, ministros Dias Toffoli e José Otávio de Noronha, respectivamente,além do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Camilo destacou a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública, implementado durante o evento e que será proveniente da arrecadação das loterias federais. Os recursos, da ordem de R$ 2 milhões para o Ceará, serão destinados para o financiamento de equipamentos, tecnologia, preparo e capacitação dos profissionais, veículos e armas.

Também foi entregue um Plano de Ação para a melhoria da segurança pública e do sistema penitenciário brasileiro, construído na última reunião do Fórum dos Governadores do Nordeste, realizada no dia 4 deste mês.

Camilo Santana ressaltou a importância de juntar as pautas dos estados do Nordeste e do Norte, no intuito de evoluir na aprovação de mais benefícios para a população das regiões.

Ainda em Brasília, Camilo Santana participou da cerimônia de posse do novo presidente do TCU, José Múcio Monteiro, e da vice-presidente, Ana Arraes. “Desejo boa sorte e muito sucesso aos novos presidente e vice do tribunal”, destacou o governador do Ceará.

Camilo Santana sugeriu um pacto federativo para combater o crescimento da insegurança no País

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business