Teste de colisão
Volkswagen Taos torna-se o único cinco estrelas do Latin NCAP
Por Jota Pompílio - Em 27/04/2022 às 11:49 AM
Jota Pompílio, editor
Em Fortaleza (CE), na autorizada Nacional, o SUV da Volkswagen está em destaque e todo dia há sempre alguém, em uma das três autorizadas que o grupo A.Cândido tem comprando o Taos. O que dizer deste comprador? No mínimo, um sortudo! Por quê? O Volkswagen Taos foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima no novo protocolo de testes de impacto do Latin NCAP.
Sim, as duas versões do SUV foram aprovadas considerando a proteção de adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Vale ressaltar que o Taos conta com sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.
Para as crianças, o SUV médio oferece os sistemas ISOFIX e top-Tether, que garantem mais proteção e facilidade para fixação e instalação de cadeirinhas infantis.
De acordo com Marcelo Fernandes, gerente de uma das Nacional (Av. Washington Soares) destaca que todo o desenvolvimento da segurança veicular do Taos foi realizado no Brasil. “O que garante que o veículo foi fabricado para atuar com eficiência nas nossas condições específicas de rua e estrada, terra de piçarra e até o clima”.
Na Nacional, inclusive, o gerente enfatiza que as duas versões testadas têm na autorizada com condições imperdíveis para fechar negócio.
Outra questão salientada pelo profissional é o compromisso da Volkswagen com a segurança, respondendo positivamente os critérios mais rígidos aplicados ao Taos. Marcelo enfatiza que o painel do Taos foi construído para ser capaz de absorver os impactos de uma colisão frontal sem transferi-los para o motorista. “A prova disso é que o SUV apresenta boa proteção para as pernas do condutor sem a necessidade de airbags de joelho”.
O crash tests
Nos testes de impacto frontal do Latin Ncap, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro do Taos foi boa. A estrutura do SUV da Volkswagen foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas. Nos testes de impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção.
Ainda de acordo com o Latin NCAP, todas as versões do modelo atendem os requisitos estruturais de impacto traseiro. Com o uso do sistema de Retenção Infantil (SRI), a proteção lateral de crianças foi boa, atingindo a pontuação mais alta. Todos os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.
Taos, a fera!
O motor do Taos é o 1.4 250 TSI da Volkswagen, capaz de produzir 150 cv de potência e 25,5 kgfm torque. A transmissão do modelo é sempre automática de seis marchas. O SUV acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos. A sua suspensão dianteira é McPherson e a traseira é independente do tipo multilink.
Dá para toda família
Outro destaque do Taos é o espaço interno. O modelo tem 2,68 m de entre eixos e 1,84 m de largura. Além do conforto garantido pelas dimensões, os passageiros do banco traseiro contam com saídas de ar-condicionado. Por fim, o Volkswagen oferece um porta-malas de 498 litros.