Dicas para eleger os móveis

Poltronas e bancos para área externa? Arquitetas preparam um guia sobre o tema. Vem saber!

Por carol - Em 02/05/2022 às 9:19 PM

Nada mais gostoso do que ter uma área externa bem pensada a fim de aproveitar a vista e o contato com a natureza, se desligar da correria do dia a dia e poder relaxar. “Cada vez mais buscamos integração entre os ambientes internos e externos.

7e2be24d 89ae 4e49 9f37 C757a2c22f97

.

Tendências como a natureza dentro de casa e as varandas gourmets abertas para a confraternização são exemplos fortes desse desejo atual”, afirma Danielle Dantas, sócia de Paula Passos no escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Para isso, um projeto cuidadoso faz toda a diferença, trazendo mobiliários adequados e propícios para esses espaços. Um dos queridinhos e indispensáveis é a poltrona, seguida pelos bancos.

“As peças de área externa devem ser resistentes às intempéries. Tecidos impermeabilizados são sempre bem-vindos e o conforto é mais que necessário”, adicionam as profissionais, que reuniram diversas dicas sobre o tema.

Definindo a função

Antes de escolher um estilo de poltrona ou banco para área externa, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos afirmam que é essencial definir a função que a peça terá no espaço. Ela pode ser pensada para se deitar e relaxar ou ser usada na área externa como uma sala de estar para conversas. A poltrona ainda pode ser uma peça para compor um canto de forma mais decorativa e escultural, ou então conversar com outros mobiliários, seja da própria área externa, seja de uma sala integrada.

“Essa funcionalidade está diretamente ligada com a ergonomia da poltrona ou do banco. Eles podem ter uma espuma mais macia ou mais firme na parte do estofado, encostos fixos ou reclináveis, dentre outras características”, explica Paula Passos, que complementa. “Tudo deve ser avaliado juntamente com o tamanho da peça no layout do espaço”.

5 dicas valiosas para escolher poltronas e bancos de áreas externas:

95ed3527 352c 41e8 9aef 6694a85a411a

.

– Poltronas e bancos de alumínio tendem a ser mais leves e fáceis de carregar – cuidado apenas com locais que ventem muito! São fáceis de limpar e bastante resistentes, super indicadas para áreas litorâneas;

– Móveis de fibra sintética são similares aos de material natural e possuem como vantagem a resistência e maior durabilidade até para maresia;

– Já as de ferro são muito duráveis, mas mais pesadas. Precisam receber uma camada de esmalte protetor para melhor conservação e é necessário observar se existem pontos de oxidação, que devem ser pintados logo no início para que não avancem;
– Modelos de polipropileno ou plástico são leves e fáceis de limpar. Existem peças com tratamento UV, o que garante mais tempo de vida;

– Por fim, o mobiliário de madeira traz sempre aconchego e charme para os ambientes, mas deve receber um tratamento específico para área externa, com seladora. Entre as opções, é a que demanda mais manutenção quando exposta ao tempo.

Mais notícias

Ver tudo de IN News