Carol Bezerra participa de seminário no TJCE

Por Admin - Em 28/11/2018 às 6:00 PM

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, participou, hoje, da abertura do seminário “A arte, a técnica e a ética da entrevista forense com crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, em especial a sexual”. 

O evento, realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi conduzido pela ONG Childhood Brasil, instituição que possui vasta experiência na metodologia do Depoimento Especial.

Segundo a ONG, anualmente, 527 mil pessoas são estupradas no Brasil. 70% das vítimas são crianças e adolescentes. Outro número alarmante chama atenção para a violência contra as mulheres, visto que pelo menos 80% das crianças abusadas são meninas e apenas 10% dos casos são notificados às autoridades.

“Nos acolhimentos da Prefeitura, 90% das crianças sofreram algum tipo de abuso sexual. Isso é um trauma sem precedentes para elas e é mais grave quando a gente diz que quem abusa, geralmente, está dentro de casa. A gente precisa protegê-las antes que isso aconteça e, se acontecer, é preciso uma rede de apoio muito forte para que elas consigam viver sem tantos traumas”, observou a primeira-dama.

O seminário integra o curso de capacitação de profissionais que trabalham colhendo o depoimento de crianças vítimas de violência sexual. Em abril deste ano, a causa da proteção à infância passou por um grande marco quando entrou em vigor a Lei Federal 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. 

O tema segue sendo debatido até a próxima sexta-feira. Para a coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Vilalba Fausto Lopes, o Ceará sai na frente no movimento de proteção às crianças.

“Poucos estados estão trabalhando na aplicação da lei 13.431/2017 e nós fizemos questão de trazer o seminário e o curso para capacitar os nossos profissionais que entrevistam as vítimas. É preciso ter sensibilidade, equilíbrio e conhecimento para tratar com um tema dessa natureza”, ressaltou.

Carol Bezerra falou sobre a importância da prevenção da violência sexual e do acolhimento

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business