Maia Júnior abre a semana de workshops PforR Ceará
Por Admin - Em 26/11/2018 às 5:49 PM
O Governo do Ceará promove, de hoje até a próxima sexta-feira (30), a semana de workshops “PfoR Ceará: Aprendizados e Novos Desafios”. O objetivo principal do evento será discutir e aprimorar o que tem sido implementado com sucesso para planejamento e desenvolvimento econômico do Estado.
Afinal, o Ceará deu o passo pioneiro junto ao Banco Mundial (Bird), há seis anos, sendo o primeiro estado na América Latina a ter uma operação de crédito com desembolsos baseados em indicadores e metas nos moldes do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará (PforR).
Realizada no Centro de Eventos do Ceará, a semana é organizada pelo Ipece, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão, em parceria com o Bird. A programação é formada por cinco grandes seminários, um por dia, durante os turnos da manhã e tarde.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo titular da Seplag, Maia Júnior, o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. Durante o primeiro dia de seminário, foi discutido o tema “Lições Aprendidas para a Gestão por Resultados”.
Isso ocorreu por meio de seis mesas de apresentação formadas: PfoR Ceará; Eixo redução da pobreza; Eixo crescimento econômico; Apresentação dos produtos do Ipece no âmbito do PfoR; Eixo gestão pública e Eixo sustentabilidade ambiental.
O secretário Maia Júnior destacou que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda há grandes desafios no Ceará a serem superados. Ele citou o Ceará 2050 como passo fundamental para seguir esse objetivo.
“Precisamos crescer muito mais do que estamos crescendo, mas ainda são muitos os desafios. E a inteligência para isso tem sido do Ipece, juntamente com a Seplag. O Ipece voltou a pautar a inteligência pública, para ajudar o crescimento econômico com o Ceará 2050, projeto que está em curso com planejamento estratégico pensando o Ceará em todas as dimensões nos próximos 30 anos”, explicou o secretário.
Representante do Bird no evento, Martin Raiser elogiou a competência da gestão estadual em cumprir com todos os termos acordados e que o Governo do Ceará compreendeu que o desenvolvimento econômico envolve uma ação multissetorial, que agrega todas as secretarias.
De amanhã até sexta-feira diversos temas relevantes serão debatidos no evento, como Experiências de políticas públicas na superação da pobreza, Novos desafios para o aumento da produtividade e competitividades regional, Perspectivas contemporâneas para a melhoria da eficiência na gestão pública e Gestão de recursos hídricos e qualidade da água.
O ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, realizará a palestra de encerramento dos seminários com o tema: Perspectiva para a economia brasileiras nos próximos anos e seus reflexos no Ceará, com comentários de Fernando de Holanda Barbosa e Aod Cunha de Moraes Júnior.
Maia Júnior e Flávio Ataliba falaram a respeito das ações do Governo do Ceará dentro do PforR
Foto: Divulgação