UFC e Frutã lançam o Natchup, dia 27, na Capital
Por Admin - Em 21/11/2018 às 2:22 PM
Uma parceria público-privada (PPP) entre a UFC e a empresa cearense de polpas Frutã, traz ao mercado um produto inovador, o Natchup, um catchup à base de acerola , que ganhou o Selo Innovation 2018 na Sial Paris – maior feira de alimentos do mundo. Apenas duas empresas brasileiras conquistaram a premiação, sendo a cearense uma delas. O Natchup foi desenvolvido após dois anos de pesquisa no Centro de Engenharia de Alimentos da UFC.
Para marcar a conquista, o pré-lançamento do Natchup acontecerá próximo dia 27, a partir das 19 horas, no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC. Lá, será assinado o primeiro contrato de um produto desenvolvido dentro da universidade, que será comercializado no Brasil e exterior.
Estarão presentes o reitor da Universidade, Henry de Holanda Campos; os sócios-diretores da Frutã – Ana Patrícia Diógenes, Benício Júnior e Leandro Benício; o presidente do SindiAlimentos e do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, além de convidados e comunidade acadêmica.
O Natchup se apresenta como alternativa ao uso do catchup, proporcionando ao consumidor e à indústria alimentícia um produto seguro, saudável e inovador, composto por matérias-primas naturais e sem adição de conservantes artificiais.
Trata-se de um alimento funcional que pode fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e células cancerígenas, estimulando a produção de colágeno, absorção do ferro, com ação anti-inflamatória, rico em fibras, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.
“O Natchup você come sem culpa, pois é uma alternativa saudável ao catchup. Foi lançado recentemente, na Sial Paris, ganhando o Selo Innovation Sial 2018. Durante os dias de feira alguns negócios foram feitos com países presentes, como Coreia do Sul, França e Líbano. É importante para nós, da Frutã, que, além dele ser saudável, seja sustentável”, disse Ana Patrícia.
De acordo com o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, a entidade tem como um de seus objetivos, aproximar relação com a Academia (universidade) e, mais especificamente, com as empresas filiadas ao sindicato.
“Convidamos o Centro de Engenharia de Alimentos da UFC para reunião com o objetivo que apresentassem linhas de pesquisas e projetos em andamento. Foi aí que nasceu o projeto entre Frutã e UFC, tendo o sindicato como promotor de ligação. Uma parceria que só trará benefícios para o Ceará e para o Brasil”, ressaltou.
André Siqueira e a equipe da Frutã, durante a Sial Paris, divulgando os produtos cearenses
Foto: Divulgação