Fecomércio-CE lança Câmara Argentina-Ceará
Por Admin - Em 12/11/2018 às 2:19 PM
A Fecomércio-CE realizou, esta manhã, o I Seminário e Encontro de Negócios da Argentina no Ceará, bem como a instalação da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Argentina – Ceará, em parceria com a FIEC. O objetivo principal é dar início a uma parceria que possa gerar novas oportunidades de negócios entre os dois países, uma vez que a atual relação comercial do Ceará com aquele país vizinho já é bastante movimentada.
O presidente da entidade, Maurício Filizola, destacou a relevância da instalação da Câmara na Fecomércio-CE. “Temos muito a colocar em prática essa relação bilateral, pois os dois países têm muitas coisas convergentes. Já temos uma participação comercial razoável, mas esta amplitude com a chegada da Câmara, envolvendo a Fecomércio e a FIEC, temos a ampliação, mas precisamos da participação empresarial, para que haja a concretização desses negócios”, lembrou Filizola.
O titular da Seplag, Maia Júnior, lembrou que é mais fácil alavancar um grande negócio a partir dos serviços, pois não exige uma quantia muito elevada de investimentos, apesar de pedir formação de recursos humanos. “A parceria entre o Porto de Roterdã, a CIPP S.A. e a ZPE-Ceará terá uma demanda muito grande por serviços. Assim como o Hub de tecnologia, em parceria com a Angola Cables, que está construindo um grande data center na Praia do Futuro, e outras empresas do setor, deverá trazer grandes demandas de serviços para o Ceará”, disse o secretário.
“O estreitamento das relações com esse Câmara, facilita as negociações, apesar dos circuitos, hoje, serem muito conectados. Mas termos aqui uma estrutura descobrindo e aumentando as aproximações para buscar oportunidades, criando uma carteira de negócios que possibilitem os investidores daqui e de lá atuarem, é muito relevante”, completou Maia Júnior.
O titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), disse que a Argentina já foi o principal emissor de turistas para o Ceará, com vários voos fretados vindos de Buenos Aires para o Estado. “Isso está adormecido, mas por meio da Câmara e dos cinco voos semanais existentes para três cidades argentinas, com o apoio da Setur, reavivaremos esse fluxo de turistas do país vizinho para o Ceará. E a Prefeitura de Fortaleza tem realizado uma série de obras de requalificação de espaços e mobilidade urbana, para atrair cada vez mais visitantes”, afirmou Régis Medeiros.
Para Javier Duofurquet, adido da Embaixada da Argentina, a implantação de câmaras de comércio é importante. Mas permitem o crescimento do volume de negócios entre os dois países. “Com relação ao Ceará, o principal produto exportado para cá é o trigo, devido aos grandes moinhos aqui existentes. E para nós o Ceará exporta calçados e tecidos de algodão, principalmente, mas há outros produtos na pauta”, destacou.
Evento contou com a presença de autoridades da Argentina e do Ceará, na sede da Fecomércio-CE
Foto: Divulgação