Fortaleza triplicará voos internacionais até 2019
Por Admin - Em 11/10/2018 às 1:16 PM
A conectividade aérea que o Aeroporto de Fortaleza tem alcançado, no últimos meses, aliada aos grandes atrativos turísticos, infraestrutura hoteleira que a Capital e o Ceará possuem, têm gerado o interesse de grandes companhias internacionais. Afinal, no mês de julho houve um crescimento de 10,9% na movimentação de passageiros nacionais e de 60% no de turistas vindos do exterior.
Isso tem feito com que o total de voos para outros países venham crescendo em ritmo acelerado, tanto que até o fim deste ano já representarão mais que o dobro do total do ano passado e, em 2019, mais que o triplo, chegando a 48 operações semanais.
Depois do Grupo Air France-KLM anunciar o Hub Nordeste em Fortaleza, numa parceria com a Gol, outras empresas já inauguraram novas rotas, como Copa Airlines, a própria Gol com novos voos para Miami e Orlando, assim como Latam; e mais recentemente a Air Europa anunciou dois voos semanais na rota Fortaleza-Madri.
Tudo isso graças ao forte trabalho do Governo do Ceará, por meio do titular da Setur, Arialdo Pinho e sua equipe, que têm realizado uma série de promoções do destino Ceará, tanto no Brasil, como também no exterior.
Outros fatores que levam ao crescimento no número de voos internacionais diz respeito à redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), bem como outros suprimentos necessários às operações das companhias aéreas.
No caso de voos internacionais, a alíquota do ICMS cai de 25% para 12%. E no caso de empresas domésticas com mais de 50 operações diárias em Fortaleza é concedida a isenção de alíquota do ICMS sobre o QAV.
E a posição geográfica estratégica da capital cearense, também favorece a utilização de seu aeroporto para a aviação internacional. Afinal, está a 5.600 quilômetros de Lisboa e 5.550 quilômetros de Miami. Todas essas questões trouxeram mais de 440 mil turistas na alta temporada de julho e as perspectivas para o fim do ano são ainda melhores.
Fluxo de passageiros tem crescido desde que o Hub Nordeste foi instalado no Fortaleza Airport
Foto: Divulgação