Monumento ao Jangadeiro
Obras icônicas de Sérvulo Esmeraldo na Avenida Beira Mar passam por restauro
Por Gabriela - Em 20/06/2022 às 10:20 PM
Parte da memória afetiva da capital cearense, as obras “Interceptor Oceânico” e o “Monumento ao Jangadeiro”, ambas do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, tiveram restauro concluído nesta segunda-feira (20).
Localizadas no calçadão da Avenida Beira Mar, as duas obras icônicas passaram por melhorias dentro dos moldes fornecidos pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, que concedeu à Secultfor os croquis as obras para que fosse realizada a restauração.
Para viabilizar o restauro, o “Monumento ao Jangadeiro” foi retirado do local e encaminhado a um galpão metalúrgico especializado para este tipo de intervenção. Já o “Interceptor Oceânico” teve todo o processo realizado no local onde está fincada, na altura do Espigão do Náutico.
Os restauros das esculturas fazem parte da requalificação da Av. Beira-Mar, cujo pacote de ações teve inauguração em maio deste ano. O calçadão de Fortaleza se consolida como um dos mais completos do Brasil em infraestrutura, com nova Feirinha, barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos.
Sobre as obras
A escultura “Monumento ao Jangadeiro” é de 1992, sendo uma referência aos jangadeiros que atuavam em Fortaleza e cobravam melhores condições de trabalho. A requalificação do espaço recuperou elementos históricos da obra. O “Interceptor Oceânico” é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978, quando o Governo do Estado lançou projeto de construção da escultura, como um monumento ao saneamento básico da Capital.