Ypióca e UTE Pecém vencem Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental
Por Admin - Em 17/08/2018 às 2:35 PM
Gestão de resíduos sólidos, eficiência no uso de água, minimização da emissão de carbono e educação ambiental estão entre os aspectos trabalhados pela Diageo, dona da Ypióca, para reduzir impactos e melhorar o resultado de ações relacionadas ao meio ambiente e à melhoria contínua de suas operações fabris.
Todas essas propostas estão reunidas no projeto “Redução de Impactos Ambientais – Fase II”, iniciativa premiada pelo 14° Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, na modalidade Produção Mais Limpa, categoria grandes empresas.
O projeto foi implantado na unidade Ypióca Messejana, em 2017, tendo como um dos resultados mais importantes zerar o envio de resíduos sólidos ao aterro sanitário, além atuar na redução do consumo de água e energia e no fortalecimento de ações de educação ambiental para os colaboradores.
Segundo o diretor de Manufatura da Diageo, Marcelo Prado, a multinacional atua para reduzir os impactos ambientais. “As ações trabalhadas impactam tanto o público interno quanto o público externo. Os resultados obtidos na Ypióca mostram que a implantação desse tipo de atividade em outras empresas é plenamente factível”, ressalta.
A UTE Pecém, termelétrica administrada pela EDP Brasil, também foi premiada. Os projetos voltados à redução do consumo de água e de reutilização dos efluentes gerados pela usina venceram entre as grandes indústrias, na categoria Reúso de Água.
Por meio das ações, 23% do resíduo gerado – o equivalente a 20 mil metros cúbicos por mês – deixaram de ser descartados e fazem parte do processo de geração de energia elétrica. A água economizada desde a implementação dos projetos seria suficiente para abastecer, durante seis meses, uma cidade com cerca de 48 mil habitantes.
Reciclagem de vidro é um dos processos implementados pela Diageo em suas unidades fabris
Foto: Divulgação