Empresas aéreas transportam 100,87 milhões de pessoas em 12 meses no Brasil
Por Admin - Em 30/07/2018 às 4:58 PM
O número de passageiros pagantes, embarcados em voos domésticos e internacionais -vregulares ou não – operados por companhias aéreas brasileiras, chegou a 100,87 milhões, entre julho do ano passado e junho último, segundo um levantamento da Anac.
As companhias aéreas transportaram 91.947.666 passageiros em voos domésticos, e 8.924.824 viajantes internacionais, no período. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a última vez em que o acumulado de 12 meses havia superado a marca de 100 milhões de viajantes foi em março de 2016.
No caso específico do Ceará, os reflexos serão maiores neste segundo semestre e no ano que vem, tendo em vista o aumento da malha aérea da Latam e da Gol, que hoje já estão com 40 voos diários para Fortaleza. “Além da Azul, que está operando para Jericoacoara e, em outubro, começa a operar três voos semanais para o Aeroporto Regional de Aracati”, explicou o titular da Setur, Arialdo Pinho.
Ele lembrou que em 2019 Gol e Latam vão aumentar em 25% as suas operações para o destino Fortaleza, tendo em vista os incentivos fiscais que o Governo do Ceará concedeu a essas companhias aéreas, para que a capital cearense seja a principal porta de entrada e saída do Brasil para o Hemisfério Norte, por meio do Fortaleza Airport, que passa por obras de ampliação de modernização.
“Estamos trabalhando, junto com o Governo Federal, para que tenhamos um escritório em Xangai, na China, vendendo os destinos Fortaleza e Foz do Iguaçu, através de operações do Hub Nordeste da Air France e Gol, entrando por aqui, seguindo para Foz e saindo via Rio de Janeiro ou São Paulo”, destacou o secretário.
Afinal, aquele é um dos maiores emissores de turistas do mundo, que possui uma emissão de viajantes na faixa do 80 e 90 milhões de pessoas anualmente, e o Brasil só recebeu cerca de 68 mil. Ou seja, ainda há muito espaço para crescer nesse mercado pujante.
Maquete mostra como deve ficar o Fortaleza Airport depois de passar pelas obras de expansão
Foto: Divulgação