Test-drive
Dirigimos o Novo Fiat 500e – um carro de cidade já com DNA elétrico
Por Jota Pompílio - Última Atualização 12 de julho de 2022
Jota Pompílio, editor
Em Fortaleza, cedido pela Vouga – é a única concessionária Fiat que está autorizada a vender no Ceará e dar toda a assistência ao modelo ou qualquer carro eletrificado da marca – o final de semana foi a bordo do Fiat 500, o elétrico. E ele cresceu: ganhou 6 cm de comprimento e 6 cm de largura. Ele continua a ser um Fiat 500, com a cara bem rechonchuda, deliciosamente vintage, porém, mais antenado e na moda do que nunca, viu?
Politicamente correto, você pode carregá-lo numa tomada de sua casa enquanto dorme dando adeus à filas chatas de postos de combustíveis e ficar imune ao sobe e desce da gasolina. Que maravilha, hein! Além dessas vantagens, é que ele cabe em qualquer lugar para estacionar – um problemão nas cidades! Para tê-lo em casa você precisa desembolsar R$ 255.990,00. Para mais informações você pode acessar o whatsapp da Vouga 98215.0417 ou 3306-8800.
Conectividade e Segurança
A conectividade e a segurança andam de mãos dadas a bordo do Fiat. O compacto da marca italiana conseguiu reunir em um só pacote praticamente tudo o que existe de mais recente e moderno nestes dois quesitos.
Em relação à conectividade e à tecnologia, o 500e é um show à parte. A compatibilidade, via Bluetooth, sem cabo, tanto com Android Auto quanto com Apple CarPlay, já coloca o compacto à frente de muitos rivais, mas esse não é, nem de longe, o maior destaque do pacote tecnológico. O carro conta com recursos de última geração, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e outros itens normalmente só encontrados em veículos super premium
A outra boa notícia é que a impressão percebida em relação à qualidade da mão de obra e dos materiais dá um salto. Há muito espaço para objetos por toda a parte: abaixo do apoio de braço central, no centro, embaixo do elemento central com porta-copos que se desdobra… Sem falar que o piso entre os dois bancos dianteiros é quase plano e você pode colocar uma bolsa lá, por exemplo. E a abertura no centro do painel é perfeita para guardar seu laptop. E até recarregá-lo por indução. Tudo é muito prático.
O “Calcanhar de Aquiles” é que ele permanece com o reduzido porta-malas que oferece 185 litros, a mesma capacidade da versão a combustão do atual Fiat 500.
Condução e autonomia
O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de dirigir. Dependendo da sua escolhar, tanto ele pode economizar como pode frear por você em cada chegada.
De acordo com a montadora, o 500 elétrico apresenta uma autonomia média de 320 quilômetros, podendo chegar a 460 km você praticamente desligando tudo do veículo. Comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.
Carro elétrico é ótimo em largadas e o 500e não decepciona deixando muito esportivo para trás.. Obviamente não há mais ruído do motor, mas acima de tudo, o carro parece à prova de som, mesmo que algum ruído aerodinâmico venha da parte de trás.
O conforto é percebido como muito agradável, o carro é esperto e a direção é precisa: o suficiente para encarar o trânsito da cidade com ainda mais facilidade do que o 500 a combustão.
Conclusão
Bem trabalhado e pensado, o Fiat 500e parece que nasceu para ser elétrico. Um pouco mais imponente do que o modelo da geração anterior, as sensações ao volante são a melhores possíveis e divertido de dirigir. Sem dúvida, o Fiat 500e tem tudo para virar sucesso.