DECISÃO DA ANEEL

Contas de energia do Ceará terão redução média de 3,01% a partir desta quarta

Por Marcelo - Em 12/07/2022 às 5:42 PM

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (12), que vai realizar a redução das tarifas cobradas por dez distribuidoras de energia que atuam em diferentes estados e o Ceará está incluído nesta operação. Isso, conforme ficou definido na reunião de diretoria da agência reguladora ocorrida hoje, em Brasília.

Contas da Enel Ceará deve ser reduzidas conforme decisão da Aneel                 Foto: Divulgação

De acordo com o documento expedido pela Aneel, os consumidores da Enel Ceará terão uma redução média de 3,01% nas suas contas de energia – o que representa 2,96% para aqueles que se conectam à rede de alta tensão (indústrias e grandes comércios) e de 3,02% para os de baixa tensão, que são os pequenos negócios e os residenciais.

Isso representará um  alívio de aproximadamente 12% nas contas de energia dos consumidores cearenses, uma vez que no último mês de abril, a Enel Ceará recebeu autorização para aumentar em 24,85%, em média, a conta dos seus clientes em todo o Estado.

Quem votou favorável pela redução nas contas de luz dos cearenses foi o relator do processo, o diretor Giácomo Francisco Bassi Almeida, que teve seu voto acompanhado pelos demais diretores da Aneel. A medida deverá impactar cerca de 3,8 milhões de pessoas ou empresas do Ceará, já a partir de amanhã.

Também terão suas tarifas de energia reduzidas nos próximos dias, devido à mesma decisão da Aneel os consumidores das distribuidoras Coelba, Companhia Sul Sergipana de Eletricidade, Companhia Energética do Rio Grande do Norte, CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz, Enel Rio, Energisa Borborema, Energisa Sergipe e Neoenergia Pernambuco.

Essa revisão tarifária extraordinária acontece cerca de 15 dias depois que o Governo Federal sancionou a Lei 14.385/2022, destinando aos consumidores créditos referentes aos valores e tributos que foram arrecadados de maneira excessiva pelas distribuidoras de energia elétrica.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business