Ciopaer inaugura base operacional no Sertão Central

Por Admin - Em 06/07/2018 às 12:24 PM

Na semana em que comemora os seus 23 anos de atuação, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), inaugurou, hoje, mais uma base operacional – a quarta no Estado e a terceira no interior – em Quixadá, com a participação do governador Camilo Santana. 

Com unidades em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, com a do Sertão Central, qualquer ocorrência que necessite de apoio aéreo poderá ser atendida em até 30 minutos. E quando se fala em resgate de pessoas afogadas, acidentadas ou com doenças graves, cada segundo é importante.

Oriunda do Grupamento Aéreo da PM (Gpaer), criado em 1995 com apenas um helicóptero Esquilo (AS-350B) doado pela Coelce, a Ciopaer possui hoje oito aeronaves desse tipo em operação, outro já adquirido e que deve chegar em outubro, além de um avião Cessna C210M, que foi doado pela Justiça, após ser apreendido com entorpecentes.

Além disso, o Governo do Ceará possui, atualmente, a maior frota pública de helicópteros bi-turbina do País, que melhoram e muito o trabalho policial, resgate de afogados ou acidentados, regata aeromédicos, e outras operações, devido à sua capacidade de carga e agilidade.

Outro ponto de destaque é que a Ciopaer já possui um modelo H135 Helionix, que é o primeiro desse tipo na América Latina e o pioneiro em versão policial no mundo. E, daqui a três meses, chega mais uma aeronave desse tipo, que já realizou os voos de check.

Apenas no primeiro semestre deste ano as aeronaves da Ciopaer já atenderam a 529 ocorrências, dos mais variados tipos, em todo o Estado, fazendo com que representem uma maior agilidade no atendimento às emergências policiais, resgate de afogados, acidentados ou pessoas com sérios problemas de saúde, combate a incêndios, até coleta de órgãos doados para a realização de transplantes.

Atualmente, a Ciopaer possui 139 integrantes – entre policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros -, sendo 93 em Fortaleza, 25 em Juazeiro do Norte e 21 em Sobral. E com a nova base em Quixadá, mais 20 ou 25 integrantes serão incorporados àquela unidade especial. “Em 2016 atendemos a 1.620 ocorrências e, no ano passado, foram outras 1.520”, informou o tenente-coronel Marcus Costa, assessor de Comunicação Social da Ciopaer.

Aeronaves modernas compõem a maior frota pública estadual bi-turbina em operação do País

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business