Italy

A partir do próximo ano Veneza cobrará taxa de turistas que não pernoitam na cidade

Por Viviane Ferreira - Em 18/07/2022 às 4:59 PM

Ponte De Rialto 1644338286180 V2 900x506

Veneza – Itália

Com o objetivo de melhorar a gestão do fluxo de turistas na cidade e nas ilhas vizinhas, especialmente em altas temporadas, Veneza cobrará taxa de visitantes que não pernoitarem na cidade. Segundo o departamento local de turismo a regra vai vigorar a partir de 16 de janeiro.

As entradas poderão ser adquiridas com antecedência através da internet e devem custar entre 3 e 10 euros por pessoa. A multa para quem descumprir a lei pode chegar a 300 euros.

A decisão veio a tona sobretudo pelo fato dos moradores criticarem o turismo de massa que afeta a área, provocando superlotação de ruas e pontos turísticos. Antes da pandemia de coronavírus, a cidade chegava a receber mais de 100 mil visitantes por dia.

O turismo de massa começou em meados da década de 1960. Números de visitantes vêm subindo constantemente, enquanto diminui a população da cidade, afetada pelos congestionamentos, o alto custo do fornecimento de alimentos e outros bens, num lugar praticamente sem carros, e pelas inundações frequentes que danificam residências e empresas.

Cerca de quatro quintos dos turistas visitam Veneza por apenas um dia. Em 2019, último ano completo de turismo antes da pandemia, cerca de 19 milhões de pessoas ficaram apenas algumas horas em Veneza e forneceram somente uma fração das receitas dos que ficam pelo menos uma noite.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas