MATRIZ ENERGÉTICA
Roseane Medeiros mediará os debates sobre H2V durante o FIEC Summit 2022
Por Marcelo - Em 01/08/2022 às 7:20 PM
A secretária Executiva da Indústria, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e vice-presidente da FIEC, Roseane Medeiros, será a moderadora do painel ‘Programa Nacional do Hidrogênio’, que será realizado nesta quarta-feira (3), durante o FIEC Summit 2022. As apresentações e debates acontecerão das 14 às 16h30, no Auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e visam principalmente à correta regulamentação do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) que será instalado na região do Complexo do Pecém nos próximos anos.
Dentre os participantes do painel estão: Agnes da Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia (MME), que falará sobre o trabalho das sua equipe dentro deste tema tão atual que é o H2V; Carlos Pires, diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do MME, com o tema: ‘Estratégia Nacional – Ter ou não ter: eis a questão’. Também haverá palestras sobre ‘O Hidrogênio Verde no contexto do Programa Combustível do Futuro’ e ‘Perspectivas para o Hidrogênio no PDE 2031’.
“Tive a felicidade de estar ocupando esse cargo nesse momento tão auspicioso para o Ceará, no que diz respeito à atração de investimentos grandiosos. O Ceará tem todas as características ideais para a geração desse tipo de combustível, que é o H2V. Temos a ZPE-Ceará, que facilitará a exportação da amônia, e que apenas o Ceará possui neste momento, pois é a única em pleno funcionamento no Brasil, representando um diferencial importante e estratégico para o Estado”, disse.
Ela destacou a forte parceria existente entre os portos do Pecém e de Roterdã, que será a porta de entrada do Hidrogênio Verde produzido aqui, na Europa. Principalmente após este conflito gerado pela invasão da Rússia à Ucrânia, que tem promovido uma alta significativa no preço do gás naquele continente. Salientou, ainda, que a posição geográfica do Ceará também é importante para o transporte de amônia verde rumo à Europa. Tanto que o evento vai ser transmitido para diversos países do mundo, com tradução simultânea.
“Vamos falar sobre a regulamentação do H2V no Brasil, e todos os participantes do painel estão diretamente ligados à questão do seu marco legal. São projetos que demandam investimentos altíssimos, e por isso será de grande importância para os empresários que vão investir aqui. Afinal, ele têm uma preocupação elevada com relação a essa questão, e sobre as garantias de segurança jurídica deste novo setor energético. O Governo do Ceará tem participado efetivamente de todas as negociações. Foram iniciadas pelo ex-governador Camilo Santana e continuam sendo feitas pela governadora Izolda Cela, que inclusive, estará presente no Evento”, salientou.
E lembrou que não é só a questão dos investimentos nas usinas de H2V, que interessa ao empresariado do Brasil e do exterior. “Mas, também, a todos os fornecedores de equipamentos para essas usinas, bem como para os parques de energia solar fotovoltaica e eólicos (tanto onshore quanto offshore), pois precisaremos de novas fontes de energia a serem utilizadas na produção do Hidrogênio Verde, que necessita de altas capacidades. Isso porque as que existem atualmente já são usadas para atender à demanda atual da nossa indústria”, completou Roseane Medeiros.