Peixes ornamentais cearenses em destaque na Alemanha

Por Admin - Em 11/05/2018 às 3:24 PM

A Associação dos Criadores e Lojas de Aquário do Ceará (Aclace) representa o Ceará na Interzoo 2018, em Nuremberg, na Alemanha, que encerra hoje. Cerca de 1.800 expositores, de mais de 60 países, estão participando do evento, que dita as tendências para o setor no mundo.

O evento está distribuído por cerca de 14 galpões e, segundo o presidente da Aclace, Ivan Oliveira, de 30% a 40% do espaço está sendo ocupado pelo setor de aquarismo. “Aqui estão concentrados os principais atores do mercado e temos de apresentar o produto cearense e detalhar a sua qualidade. Todos que passam pelo nosso estande estão maravilhados com nossos ornamentais”, destacou o engenheiro de pesca.

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), já vem trabalhando junto à Aclave com o objetivo de contribuir para a ampliação do setor, especialmente sobre exportação. “Essa cadeia está inserida nas ações prioritárias da Seapa, devido ao destaque que o Ceará já tem na criação de ornamentais. Entendemos que o aquarismo é uma grande oportunidade de negócio para o Estado”, destaca o secretário Euvaldo Bringel. 

“A chegada do Hub da Air France-KLM-Gol amplia ainda mais as oportunidades de exportação. Vamos ter cerca de 70 toneladas por semana disponibilizadas nos aviões, que podem facilmente serem usadas para a exportação de peixes ornamentais”, completa o gestor.

De acordo com a Aclace, o mercado cearense de peixes ornamentais movimenta cerca de R$ 20 milhões anualmente, gerando 400 empregos diretos e outros 1.000 indiretos. E é o terceiro em volume de peixes criados (1,2 milhão por ano), atrás de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Interzoo é uma das maiores feiras de pets e reúne expositores de todo o mundo, inclusive Brasil

Foto: Divulgação 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business