Petrobras anuncia a venda de 25% de quatro plantas de refino

Por Admin - Em 19/04/2018 às 2:00 PM

O setor de petróleo e gás foi agitado com a confirmação, pela Petrobras, de que pretende vender até 25% da capacidade de refino, como parte de seu plano de desinvestimentos. 

A ideia é transferir a empresas privadas participação em dois grandes blocos regionais, que terão refinarias, dutos e terminais. Prevê, ainda, a venda de uma fatia de 60% de cada um dos blocos – um deles no Nordeste e outro no Sul.

O bloco do Nordeste terá as refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e Abreu e Lima, em Pernambuco, além de cinco terminais e 15 dutos de movimentação de petróleo e derivados. 

Já o bloco do Sul inclui as refinarias Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de sete terminais e nove dutos.

As refinarias à venda representam 37% da capacidade de refino do País. Em apresentação enviada à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a companhia diz que manterá ao menos 75% dessa capacidade, com controle dos ativos dos blocos São Paulo/Centro-Oeste, o maior, Norte e Rio/Minas Gerais. 

A petroleira diz que a proposta garante ao comprador poder de precificação, captura das margens também da logística e acesso privilegiado ao mercado nacional.

Abreu e Lima é a mais moderna planta de refino da companhia, localizada em Pernambuco

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business