TRANSPARÊNCIA E SEGURANÇA

TSE e Google lançam ferramenta para garantir a integridade das Eleições 2022

Por Marcelo - Em 31/08/2022 às 5:46 PM

O Google apresentou nesta quarta-feira (31), algumas novidades com o objetivo de apoiar os eleitores e contribuir para a integridade das Eleições 2022. Uma das principais é a ferramenta ‘Como Votar’, um dos recursos da parceria firmada pela empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em prol da transparência e da segurança no processo eleitoral, para conectar brasileiros com informações confiáveis, diretamente na Busca.

Nova ferramenta ‘Como Votar’ pode ser acessada no smartphone                 Foto: Divulgação

Ao pesquisar, por exemplo, “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, as pessoas terão acesso no topo da página a informações fornecidas pelo TSE sobre endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre o uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns sobre o processo eleitoral. Neste ano, a experiência ganhou mais conteúdos e links para guiar o eleitor por ações como baixar o aplicativo e-Título, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de mensagens oficial da Corte Eleitoral.

Além disso, serão apresentadas abas com notícias relacionadas às eleições, informações sobre pesquisas e vídeos criados especialmente pelo TSE para responder questões sobre a segurança das urnas eletrônicas e do processo de votação.

Transparência

Outro destaque é a entrada em vigor da política do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos também para anúncios de nível estadual. A partir desta quinta-feira (1º), passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleias Legislativas estaduais ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A política, já aplicada para anúncios do nível federal desde novembro de 2021, vai garantir que anúncios políticos de nível estadual também possam ser visualizados, em breve, no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.

O Google ainda lançou, hoje, o Relatório Google Trends Eleições 2022, um estudo inédito baseado em dados da ferramenta Google Trends que mostra o que os brasileiros estão pesquisando e quais são seus interesses sobre temas relevantes, como emprego, educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, entre outros. O objetivo é contribuir para o debate público e fornecer uma fonte relevante, especialmente para jornalistas, pesquisadores e gestores públicos, sobre o que os brasileiros desejam para o País através das lentes da Busca.

Além do lançamento de produtos e serviços, o Google também anunciou e reforçou parcerias para a produção de conteúdo de qualidade e a checagem de informações. Com o ITS Rio, a Folha de S.Paulo e a premiada jornalista, comentarista e escritora Patrícia Campos Mello, por exemplo, lançou o podcast Eleições na Internet. O projeto, que tem o apoio do YouTube, discutirá o papel das mídias digitais na transformação das campanhas eleitorais, na divulgação de informações e no engajamento dos eleitores com temas que definem o futuro do País.

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