RECURSOS HÍDRICOS

Governo do Ceará cria o Parque das Águas com investimento total de R$ 1,6 milhão

Por Marcelo - Em 13/09/2022 às 8:10 PM

O Governo do Ceará proporcionou um momento histórico para a preservação do meio ambiente no Estado, com a assinatura, por parte da governadora Izolda Cela, nesta terça-feira (13), do decreto que cria o Parque Estadual das Águas, a mais nova unidade de conservação ambiental que protegerá os recursos hídricos que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza.

Açude Pacoti está inserido na nova unidade de conservação ambiental             Foto: Divulgação

Com investimento de mais de R$ 1,6 milhão, o novo parque abrange os municípios de Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Pacajus e Pacatuba, no sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião. Atividades de pesquisa científica, educação ambiental, turismo ecológico e contato com a natureza serão permitidas, unindo a proteção do meio ambiente à promoção do convívio com a biodiversidade”, disse.

Na oportunidade, ela agradeceu a todos que integram as secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado e dos municípios, por juntos terem construído este importante projeto para o Ceará. A solenidade de assinatura do decreto contou com a presença dos prefeitos de Horizonte, Nezinho Farias, e de Guaiúba, Izabella Fernandes.

Decreto do Parque das Águas foi realizado com a participação de muitas pessoas

Em seu discurso, a chefe do Executivo estadual ressaltou o trabalho realizado a várias mãos, para proporcionar a criação da área de conservação ambiental. “Foram praticamente dois anos de conversas, estudos, com a parceria e a importância de frentes como o Cientista-Chefe, que veio para fortalecer as ações de todas as setoriais e, nessa área do meio ambiente e dos recursos hídricos tem sido muito importante. O decreto do Parque das Águas é mais uma ação de compromisso e coerência do Governo com o Ceará Verde que queremos construir”, completou Izolda Cela.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder