NEGÓCIO MILIONÁRIO
Cearense Soma Energia é vendida para empresa subsidiária do Grupo Vibra
Por Marcelo - Em 15/09/2022 às 7:53 PM
Os empresários Fernando Gurgel e Ivo Machado acabam de concluir a venda de suas participações na Soma Energia para a Comerc, subsidiária do Grupo Vibra, que passa a deter o controle da empresa cearense. O executivo Paulo Siqueira, um de seus fundadores, continua como CEO da Soma e como sócio da Comerc. A Soma Energia atua na consultoria e gestão de empresas que realizam a compra de energia no mercado livre. De acordo com fontes não confirmadas pelas partes, a transação envolveu uma quantia superior a R$ 20 milhões.
“O pessoal da Comerc estava procurando um grande parceiro que pudesse oferecer um atendimento customizado para os clientes, trazendo soluções de reduções de custo em energia. Para eles trabalharei como consultor e gestor na área energética. Para mim é interessante, pois terei um amplo portfólio de serviços de áreas afins em utilities – água, gás, certificados de energia renovável -, e esse é um ponto muito interessante”, explicou Paulo Siqueira.
Com essa aquisição, a Comerc se posicionará firmemente no mercado nordestino e também do Norte do Brasil, já a partir do próximo mês de outubro, uma vez que os detalhes finais da transação foram concluídos esta semana. E para a Soma Energia, além de alargar seu portfólio de serviços para a gestão de energia, água e gás, ainda auxiliará as empresas na jornada ESG, por meio de um novo produto de descarbonização e outros processos, como emissão de certificados de energia renovável e para créditos de carbono.
A Soma Energia existe há 12 anos, realizando consultoria e gestão na área do mercado livre de energia, atuando em nível Norte e Nordeste, onde possui centenas de clientes. Com um trabalho sério e eficiente, chamou a atenção da Comerc, que estava procurando um parceiro para atuar nas duas regiões. “Os meus antigos sócios têm outros negócios e de forma muito tranquila me deixaram à vontade para escolher o novo parceiro comercial, para dar o próximo salto da Soma, diante de um cenário de abertura do mercado de energia, transição energética para energias renováveis e todo esse ambiente de ESG”, salientou Paulo Siqueira.
“Eu e o Ivo Machado trabalhamos muito no início da operação, na sua estruturação, para que a empresa pudesse se consolidar no mercado do Norte e Nordeste. A partir de 2017 ficamos atuando no Conselho Administração, pois eu foquei minhas atenções na Somapay, enquanto o Ivo está com sua expertise voltada à EZZE Seguros. Mas o Paulo Siqueira realizou um trabalho fantástico, tanto que chamou a atenção de um dos maiores players do País e continuará atuando junto à Comerc”, explicou Fernando Gurgel.