Porto do Pecém simula acidente com vazamento de óleo
Por Admin - Em 14/12/2017 às 12:00 PM
A preservação ambiental, bem como a capacitação dos colaboradores e parceiros, é uma constante por parte dos gestores do Porto do Pecém. Por isso, foi realizado esta semana, no Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) um exercício simulado de emergência ambiental em caso de vazamento de óleo no mar, sinistro previsto no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Para o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Danilo Serpa, os simulados são uma forma de treinamento muito eficaz para as equipes. “Desejamos e trabalhamos para nunca passar por isso, mas é um risco que corremos porque faz parte do nosso trabalho. Então realizar treinamentos de diferentes maneiras: teóricos, práticos, atualizações, palestras é um modo de estarmos bem preparados caso aconteça”, salientou.
No exercício um rebocador colidia com o navio causando o derramamento de óleo e contou com a participação do Ibama, Antaq e da Capitania dos Portos, além dos operadores portuários. Tudo para dar maior sensação de realidade e segurança aos participantes. A conclusão do simulado apontou melhora em todos os resultados na comparação com o exercício feito anteriormente.
O presidente do CIPP ressaltou que essa é uma maneira de avaliar os novos equipamentos de segurança adquiridos este ano (barcos, barreiras de contenção e absorventes de óleo, bombas e três caminhões sugadores). “Tudo funcionou perfeitamente”, concluiu Danilo Serpa.
Equipes simularam vazamento de óleo em navio após acidente com rebocador
Foto: Divulgação