Informação
Especialista do CRIO entra em detalhes sobre o diagnostico e tratamento contra o Linfoma. Vem saber!
Por Viviane Ferreira - Em 26/09/2022 às 8:06 PM
Em todo o mundo, mais de 735.000 pessoas são diagnosticadas com linfoma, a cada ano. A doença é um conjunto de cânceres que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções, o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções.
Para enfatizar sobre o assunto, a especialista e Hematologista do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), Dra. Elida Dantas, deu alguns detalhes sobre a doença, seu diagnostico e tratamento. Confira:
“O linfoma acontece pela proliferação das células nos linfonodos, tendo por característica clínica principal o aumento dos linfonodos, popularmente conhecido como ínguas ou lândras. Costuma-se ver na região do pescoço, axila e virilha. Para se ter o diagnóstico é preciso tirar um linfonodo, ser avaliados através de um exame de histopatologia, sendo identificado por um patologista, que identifica qual é o tipo de linfoma. Podendo ser classificado de Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin e dentro desses subtipos, ainda existem vários outros subtipos. Para cada um, existe um tratamento diferente, inclusive alguns não se trata, o médico só observa e espera e já outros precisa ter um tratamento imediato”.
Ver essa foto no Instagram