AGENDA CONCORRIDA
Ricardo Cavalcante apresenta Hub de Hidrogênio Verde e o Observatório da Indústria para o ministro Paulo Alvim
Por Marcelo - Em 06/10/2022 às 6:17 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, teve uma agenda agitada esta semana em Fortaleza, inclusive recebendo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, na Casa da Indústria. Na ocasião, o gestor cearense apresentou as oportunidades do Hidrogênio Verde (H2V) no Nordeste e Ceará, além das funcionalidades do Observatório da Indústria. Estiveram presentes os representantes do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, diretor Superintendente; Alci Porto, diretor Técnico, e Airton Gonçalves, diretor Administrativo Financeiro.
Ricardo Cavalcante lembrou que o H2V vem em um contexto de mudança de matriz energética mundial e de descarbonização do planeta. “Passamos por uma crise energética e o Ceará e o Nordeste brasileiro têm tudo para promover a mudança energética necessária para contribuir na descarbonização global”, disse, informando que a região tem diferenciais competitivos que os coloca à frente de diversos locais do mundo e conta com mais de 20 bilhões de dólares em projetos a serem desenvolvidos.
Logo após, foi apresentado o Observatório da Indústria da FIEC e diversos serviços ofertados pela Federação cearense. O Centro de Dados é considerado um dos maiores do País e vem contribuindo de forma decisiva para a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos e entidades.
Paulo Alvim, ficou impressionado com as ações do Hub de Hidrogênio Verde desenvolvidas na FIEC e pelos serviços do Observatório. O ministro comentou que a melhor forma de promover o desenvolvimento do Brasil é através do estímulo à novas tecnologias e à inovação, a exemplo dos que vêm sendo desenvolvidos na FIEC.
Também participaram do momento o coordenador Geral de Ambientes Inovadores e Startups do MCTI, José Silvério e o chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares, Edvaldo Dias. Da FIEC estiveram o vice-presidente André Montenegro; os diretores Administrativo e Financeiro, Chico Esteves e Edgar Gadelha; Sampaio Filho, diretor de Inovação; Dana Nunes, superintendente do IEL-CE; Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia; Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais, e Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria.
Reconhecimento
Ricardo Cavalcante, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, ainda recebeu o Troféu Sebrae Inova Summit Negócios 2022, durante a abertura do Inova Summit Negócios 2022, realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A premiação foi entregue ao gestor da FIEC por sua reconhecida atuação de gestão, inteligência e oferta de dados por meio do Observatório da Indústria, como referência nacional.
“Estou muito feliz e agradecido por essa indicação do Sebrae e de sua diretoria para receber este troféu que expressa inovação e novos negócios. Na FIEC, temos um trabalho não só na área do Observatório da Indústria, mas também na formação do conhecimento de dados e da transformação digital, fomentando a inovação para jovens de todo o País. O Sebrae-CE está de parabéns por esse importante evento e por sempre investir em educação”, finalizou Ricardo Cavalcante.