Inauguração
Nova concessionária da BYD será inaugurada hoje e já conta com o Novo BYD Song Plus DM-i
Por Jota Pompílio - Última Atualização 25 de julho de 2023
Jota Pompílio, editor
Mais tarde, às 19 horas, em Fortaleza, na Av. Barão de Studart, 1630, será um dia histórico tanto para o Grupo Carmais como para a História do Automóvel no Ceará. Motivo? O grupo cearense irá inaugurar sua primeira marca premium de carros elétricos, a BYD. A autorizada chega em ótimo momento, já que a marca chinesa continua na liderança do ranking dos fabricantes em vendas com 200.973 emplacamentos (94.941 BEV e 106.032 PHEV). É a primeira vez que a marca – agora familiar para os brasileiros e também europeus – ultrapassou 200 mil unidades. Em segundo está a Tesla. Numa aritmética simples, é a líder mundial de carros elétricos!
A BYD marca o desembarque no Brasil de mais uma marca com forte aposta na eletrificação. Seus dois primeiros modelos foram o SUV Tan e o sedan Han, ambos com conjuntos motrizes totalmente elétricos e movidos por baterias. Entretanto, logo mais à noite, na BYD Carmais, você verá que a marca já começou a diversificar seu portfólio com o Song Plus que estará lá exposto.
A fera
O Song Plus DM-i trata-se de um SUV de porte médio que introduz a empresa ao segmento de modelos híbridos. O modelo foi anunciado em versão única com preço anunciado de R$ 269.990 e seu primeiro lote, de 200 unidades, esgotou-se em apenas três dias,
Também é o primeiro modelo da marca com os emblemas sem usar as letras do alfabeto chinês. Além de um “BYD” na grade, o tampão traseiro traz o nome da empresa por extenso: “Build Your Dreams”.
A bordo, você se depara com estilo moderno e destaca pela tela central com 12,8″ que abriga o sistema de informação e entretenimento. Estão disponíveis câmera panorâmica de 360° junto com um sistema de imagem que permite visualizar a parte inferior do veículo, abertura elétrica do porta-malas, acesso e partida sem chave, volante multifuncional e atualizações remotas OTA de série.
Ideal para longas viagens, o porta-malas acomoda 574 litros, que pode ser ampliado para 1.477 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, o sistema DiPilot tem mais de 20 funções de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa, junto com o mais recente sistema ESP 9.3 da Bosch.
No visual, o que mais é perceptível aos olhos no Song Plus é seu porte, tamanho. Apesar de relativamente baixo para um SUV médio, o modelo tem bastante largura e parece maior. O modelo chinês é maior que utilitários como o Jeep Compass e o Toyota RAV4.
O que acontece sob o capô
O Song Plus DM-i é o primeiro modelo da marca a ser oferecido no Brasil com a mais recente da tecnologia híbrida plugável desenvolvida internamente. No sistema DM-i, o motor elétrico desempenha o papel principal ao impulsionar o veículo na maior parte do tempo, enquanto o propulsor a combustão atua mais como um gerador para carregar a bateria.
Este conjunto híbrido é formado pelo motor 1.5 litro de aspiração natural com 81 kW (110 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, que combinado com a unidade elétrica entrega um total de 180 cv e 32,2 kgfm de torque máximo. Equipado com um câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades, o BYD Song Plus acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos de acordo com os dados oficiais. O SUV híbrido possui ainda 3 modos de condução: Eco, Normal e Sport.