Segundo turno
Jair Bolsonaro e lula se enfrentam em debate presidencial realizado na TV Bandeirantes
Por Viviane Ferreira - Em 17/10/2022 às 1:40 PM
O primeiro debate presidencial do segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite deste domingo (16) foi marcado por ataques e trocas de acusações sobre a pandemia, corrupção, “fake news” e pobreza.
Já no início do debate, realizado na TV Bandeirantes, em um pool com o Uol, “Folha de S. Paulo” e TV Cultura, Lula procurou concentrar suas críticas na gestão da pandemia.
Ao tentar se esquivar das críticas sobre a pandemia, o presidente puxou o assunto da corrupção. Bolsonaro rebateu a acusação de um esquema irregular na compra de vacinas e disse que não houve corrupção no caso da Covaxin porque a compra não foi efetivada. O presidente ainda afirmou que poderia “ter acabado com a CPI da Covid”.
Questionados sobre os planos para o Supremo Tribunal Federal, os dois candidatos disseram que não pretendem mexer na configuração da Corte. Lula afirmou ser contra o aumento de ministros do Supremo lembrou que isso aconteceu durante o regime militar.
Em resposta, Bolsonaro acusou o PT de já ter trazido essa ideia no passado. Além disso, o candidato do PL se comprometeu em não sugerir um aumento do número de ministros do Supremo.
Confira o debate completo aqui: