INFLUÊNCIA REPRESENTATIVA

Petrobras e BB perdem R$ 63,8 bi em valor de mercado devido à cena política

Por Marcelo - Em 25/10/2022 às 1:37 PM

O cenário político nacional tem forte influência no mercado financeiro do Brasil, tanto que os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto, dando vantagem ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro (PL), apesar que com diferenças menores, influenciaram o principal índice da B3, o Ibovespa, que fechou em queda de 3,27%, aos 116.012 pontos, nesta segunda-feira (24). Apesar do tombo de ontem, nesta terça, por volta das 13h15, o Ibovespa operava em alta de 0,05%.

Ações da Petrobras registraram uma queda de 9,89%, ontem, na B3                Foto: Divulgação

E esse resultado ruim acabou puxando para baixo os papéis da Petrobras (-9,89%) e do Banco do Brasil (-10,03%), fazendo com que as duas empresas, juntas, registrassem uma perda de R$ 62,8 bilhões do seu valor de mercado, ao final do pregão de ontem. Isso fez com que os especialistas no mercado de capitais alertassem os investidores para que tenham cautela e atenção na compra ou venda de ações nesta semana final antes do pleito.

O desempenho da B3 também recebeu influência da prisão do ex-deputado e líder do PTB, Roberto Jefferson, no domingo, que teve troca de tiros, deixando um delegado e uma agente da Polícia Federal feridos. Isso também azedou o humor dos investidores e gerou esta queda substancial das ações das duas empresas que têm participação estatal.

A influência da política no mercado de ações se explica porque o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tem uma agenda liberal com relação ao mercado e, quando ele sobe nas pesquisas, invariavelmente o Ibovespa fecha com resultado positivo. Já Lula tem uma posição mais intervencionista na economia, o que não agrada aos investidores e quando ele cresce nas pesquisas, o Ibovespa cai.

Faltando cinco dias para as eleições presidenciais do próximo domingo, muito ainda vai ocorrer nos cenários político e econômico. Portanto, os investidores devem estar atentos ao movimento do mercado de ações e às pesquisas de intenção de voto, a fim de não amargar prejuízos devido à volatilidade do momento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business