ATRASOS E CANCELAMENTOS
Abear alerta para situação que bloqueios rodoviários já provocam na malha aérea
Por Marcelo - Em 01/11/2022 às 12:44 PM
Preocupada com a situação de bloqueios em rodovias e outras vias de acesso a muitos aeroportos brasileiros, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), tem alertado as autoridades sobre os impactos que a situação vem gerando ao transporte aéreo de passageiros, como atrasos e cancelamentos de voos.
Destacou, inclusive, que essa atitude dos manifestantes poderá gerar, inclusive, a falta de Querosene de Aviação (QAv), para abastecer as aeronaves. “Caso o cenário atual se mantenha, ao longo do feriado o setor poderá sofrer até mesmo com desabastecimento de combustível”, destacou a entidade, com base em informações das companhias associadas, como Gol e Latam.
Por esse motivo, a Abear está recomendando que os viajantes com passagens marcadas para os próximos dias compareçam com a maior antecedência possível aos aeroportos – pelo menos três horas – e, principalmente, façam um acompanhamento de como e estão as condições de tráfego de veículos para os aeródromos.
“O transporte aéreo também pode ser impactado pela dificuldade de chegada de profissionais, tripulantes e passageiros aos aeroportos, inviabilizando a operação e prejudicando, ainda, atividades essenciais como o transporte gratuito de órgãos para transplantes e o envio de cargas”, salientou a nota.