SAÚDE E PREVENÇÃO
Elmano de Freitas e Nísia Trindade fecham continuidade da parceria que há entre a Fiocruz e o Governo do Ceará
Por Marcelo - Em 09/11/2022 às 6:36 PM
O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, realizou nesta quarta-feira (9), sua primeira visita à sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), situada no Eusébio, e participou de uma reunião com a presidente Nísia Trindade. O encontro busca manter a aproximação, o alinhamento e o apoio entre a instituição e o futuro governo estadual. O encontro contou ainda com a participação do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Hilton Albuquerque Soares, e de conselheiros da Fiocruz Ceará.
Nísia Trindade destacou a visita de Elmano e do atual secretário de saúde, bem como a parceria estreita e histórica entre as duas esferas. “A Fiocruz Ceará une a tradição de estado no campo de Saúde da Família, simbolizado pelo nosso coordenador Carlile Lavor, com larga trajetória de dedicação às linhas de desenvolvimento tecnológico e demais áreas que proporcionem o fortalecimento do SUS”, ressalta.
O futuro governador do Ceará disse sentir-se orgulhoso com o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Fiocruz. E que pretende avançar nas iniciativas dos governos anteriores, de Izolda Cela e Camilo Santana, reunindo as mais diversas forças e frentes para garantir uma vida melhor a todos os cearenses. “Estamos à disposição para, junto com o presidente eleito Lula, garantir a retomada e o avanço dos programas. Iremos dar prosseguimento ao que deu certo e rever o que tenha tido dificuldades, sempre com foco na consolidação das políticas públicas do SUS. E, neste cenário, a parceria com a Fiocruz reforça o compromisso que temos com o povo. Tenham em mim um amigo”, afirma Elmano de Freitas.
Distrito de Inovação
A presidente da Fiocruz apresentou um resumo das linhas de pesquisa e ações estratégicas da Fiocruz Ceará, dentre elas o controle de arboviroses, com a fábrica Wolbachia (bactéria que impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos mosquitos, contribuindo para redução destas doenças) que deverá ser instalada no Distrito Industrial de Inovação. “A Fiocruz é líder nesta área de pesquisa e já estamos em etapa avançada para produção em escala no Brasil”, explica.
Ela também falou sobre as pesquisas nas áreas de Biotecnologia, como as plataformas de Terapia Celular e a de Nanocorpos (área de engenharia de proteínas para aplicação terapêutica e diagnóstico de doenças), Saúde Digital, além da vinda do Instituto Pasteur e da fábrica de Bio-Manguinhos, responsável atualmente por 60% das vacinas do Programa Nacional de Imunizações e pela produção de biofármacos que envolvem o tratamento de várias doenças. “Wolbachia, Instituo Pasteur e Bio-Manguinhos farão parte do Distrito de Inovação que tem a Fiocruz Ceará como âncora”, ratifica Nísia Trindade.
De acordo com Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, o encontro foi muito relevante. “Desde o início, quando pensamos em trazer a Fiocruz para o Ceará e dar mais capilaridade aos projetos da instituição, construímos no Estado uma unidade que reúne pesquisa, desenvolvimento, ensino, serviços e produção. A Fiocruz Ceará já tem uma marca relevante, desde sua concepção, baseada na cooperação e voltada para a saúde, sendo protagonista de um processo de desenvolvimento sustentável. Por tudo isso, compreender o potencial do Distrito de Inovação é de fundamental relevância para o Estado”, ressalta.