14ª edição
Bienal Internacional do Livro do Ceará aborda diversidade com o tema “De toda gente para todo o mundo”
Por Viviane Ferreira - Em 10/11/2022 às 2:08 PM
Trazer a multiplicidade de vozes e compreender a relação mais ampla entre cultura e natureza. Contemplar a diversidade em sua plenitude: cultural, artística, étnica, territorial, de gêneros e de espécies. São essas as propostas da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a partir desta sexta-feira, dia 11, seguindo até o dia 20 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com atividades sempre das 9 horas às 22 horas.
Com o tema “De toda gente para todo mundo”, a Bienal tem curadoria dos escritores Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Talles Azigon e Tércia Montenegro. Segundo o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, o evento já está consolidado no calendário cultural brasileiro das bienais e das feiras de livros, com o diferencial de ter acesso amplo e gratuito. “Nossa Bienal do Ceará é um ambiente de democratização do acesso ao livro, de formação à leitura, de promoção do conhecimento e da informação e de fomentar também a cadeia criativa e produtiva do livro, com ênfase na produção editorial do Ceará. E, nesta edição, abrimos o leque para trazer toda essa cadeia produtiva sob a ótica da diversidade”, ressalta o secretário.
A coordenadora geral da Bienal, Maura Isidório, da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, destaca que o evento é uma política pública do Governo do Estado do Ceará e reforça o convite para a visitação do público. “Quem for ao Centro de Eventos verá uma Bienal pulsante, diversa, plural, com feira de livros, lançamentos, apresentações, diálogos constantes e uma bibliodiversidade produzida por nossos povos. Estamos aguardando os cearenses e os turistas em visita a Fortaleza com toda a alegria para o reencontro com a Bienal, para o abraço, o afeto, o olho no olho que um evento dessa grandeza proporciona”, enfatiza a coordenadora.
A Bienal Internacional do Livro conta com atrações de natureza artística e literária, incluindo palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros, saraus, além de apresentações lítero-musicais, escritores com reconhecimento local, nacional e internacional, atendendo um público plural entre crianças, jovens e adultos.
São mais de 300 atividades em dez dias de programação, ocupando a totalidade do pavilhão Leste do Centro de Eventos, totalizando 13.500 m² de área com atividades no térreo e no mezanino 1, distribuídas por espaços como a Arena Principal, Arena BECE, Café Literário, Praça do Cordel, Praça de Lançamentos, Arena da Juventude, Festival de Ilustração do Ceará, Praça de Convivência e outras áreas.
A expectativa da Secult é ter um público visitante de 400 mil pessoas durante o evento, com previsão de movimentação financeira acima de R$ 10 (dez) milhões em vendas e negócios.
Confira a programação completa da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará aqui (programação sujeita a alterações).
XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 11 a 20 de novembro, de 9 horas às 22 horas
Centro de Eventos do Ceará
facebook.com/BienalDoLivroDoCeara
instagram.com/bienaldolivroce
bienaldolivro.cultura.ce.gov.br