DEFINIÇÃO EM DEZEMBRO

Coema não define liberação de licença ambiental para megaprojeto solar

Por Marcelo - Em 10/11/2022 às 7:19 PM

A reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) realizada nesta quinta-feira (10), que deveria definir sobre a concessão de licença ambiental para a instalação do maior parque de produção de energia solar fotovoltaica do mundo, não fechou a questão. Situado numa ampla área entre os municípios de Aracati e Icapuí, a indefinição acabou frustrando as expectativas dos investidores.

Coema deve decidir a concessão do licenciamento em 1º de dezembro          Foto: Divulgação 

Isso porque o conselheiro João Alfredo solicitou vistas ao processo, para realizar uma análise mais aprofundada de todo o projeto. A definição sobre a liberação do licenciamento ambiental para o megaprojeto só deverá acontecer na próxima reunião do Coema, que está marcada para acontecer no dia 1º de dezembro.

As obras do novo parque solar no Ceará serão executadas pela empresa Omega, um dos grandes players do setor de energias renováveis no Brasil. O empreendimento deverá contar com 8 milhões de placas fotovoltaicas, ocupará uma área de quase 8 mil hectares na antiga Fazenda Copam, do Grupo J. Macêdo e terá potência instalada de 4,6 gigawatts (GW).

Trata-se de uma capacidade de produção de energia limpa gigantesca, uma vez que o Ceará possui atualmente – somando os parques de usinas eólicas, fazendas de energia solar e termelétricas – uma capacidade total de 5,2 GW. Ou seja, somente o novo empreendimento da Omega, irá produzir cerca de 89% de todas essas três fontes de energia existentes no Estado atualmente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business