Elétrico da Toyota
Novo Prius adquire mais potência, design ousado e fornece energia até para eletrodomésticos!
Por Jota Pompílio - Em 17/11/2022 às 12:43 PM
No Japão, sim, no outro lado do mundo, a quinta geração do Prius acabou de ser revelada pela Toyota. O Novo Prius é construído sobre a plataforma TNGA, ganhou entre-eixos maior e abandonou o visual repleto de vincos e recortes agressivos da versão anterior.
Segundo a marca, a motorização também foi melhorada. No Novo Prius estarão disponíveis duas opções de conjunto de força. Um conta com 222 cv de potência (164 kW) e une um motor a combustão de quatro cilindros e 2.0 litros com um motor elétrico.
O Prius contará com tecnologia plug-in , podendo ser recarregado em estações, e segundo a Toyota , a autonomia exclusivamente elétrica foi ampliada em 50%, no entanto, não revelou o alcance oficial.
A segunda opção contará com motores 1.8 ou 2.0 a combustão em conjunto com motor elétrico , mas assim como no Corolla híbrido , o próprio motor a combustão é responsável pela recarga das baterias .
Essa versão gera 195 cv de potência e conta com um sistema de tração integral “E-Four” que segundo a fabricante, entrega mais estabilidade durante as curvas e melhora o desempenho em superfícies de baixa fricção.
Energia captada do sol
O modelo ainda oferece sistema de recarga solar , exclusivo nos modelos plug-in , que segundo a Toyota pode captar energia suficiente para rodar 1.250 km por ano.
Essa função, além de fornecer energia para o sistema de ar condicionado e outras funcionalidades, pode recarregar a bateria de íon-lítio do modelo.
Outra novidade na linha Prius é a capacidade de fornecer energia para eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos . Os modelos contarão com duas tomadas de até 1500 Watts, uma no porta-malas e outra atrás do console central.