ECONOMIA

Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Por anamaria - Em 21/11/2022 às 4:38 PM

Foto divulgação: Ilan Goldfajn

Foto divulgação: Ilan Goldfajn, novo presidente do BID

O brasileiro Ilan Goldfajn foi escolhido o novo presidente do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em eleição realizada no último domingo (20). A instituição, com sede em Washington, nos Estados Unidos, financia projetos de desenvolvimento no continente.

Além de Goldfajn, que se candidatou ao cargo como ex-presidente do Banco Central do Brasil e diretor do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), concorriam a argentina Cecilia Todesca Bocco, secretária de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria do país; o mexicano Gerardo Esquivel, um dos diretores do Banco Central do país; o chileno Nicolás Eyzaguirre, ex-ministro da Economia; e Gerard Johnson, de Trinidad e Tobago, ex-funcionário do BID.

A escolha foi facilitada após a desistência da candidatura de Todesca na reta final, o que fez o governo Alberto Fernández apoiar o brasileiro, como fez também os Estados Unidos. Com isso, ele obteve 80% dos votos já na primeira rodada de votação.

A candidatura de Goldfajn, que foi indicado pelo ministro da economia, Paulo Guedes, chegou a ser ameaçada após Jair Bolsonaro não ter alcançado a reeleição. No entanto, as prioridades de Goldfajn apresentadas no processo seletivo do banco se alinhavam às de Lula e incluíam combater a fome, promover a cooperação entre países, fomentar crescimento com inclusão social, diversidade e preservação ambiental. Assim, seu nome foi mantido.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder