Ibovespa
Bolsa cai e dólar sobe em meio a ruídos políticos
Por Viviane Ferreira - Em 23/11/2022 às 12:11 PM
O Ibovespa opera em baixa na manhã desta quarta-feira (23), em meio a indefinições fiscais e políticas. O mercado aguarda mais detalhes sobre a PEC da Transição, que pode ser protocolada hoje no Senado, e acompanha com cautela o pedido de anulação de parte dos votos do segundo turno feito pelo Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro.
Por volta das 11h20, o Ibovespa caía 0,46%, aos 108.536 pontos, com máxima intradiária de 109.036 pontos e mínima de 108.013 pontos. O volume de negócios projetado para o índice no dia era de R$ 17,62 bilhões. No exterior, o futuro do S&P 500 recuava 0,14% e o Stoxx 600 ganhava 0,11%.
Investidores acompanham as notícias em torno da PEC da Transição. O senador Paulo Rocha (PT-PA), afirmou que o projeto será protocolado por volta das 16h e que irá prever que os recursos do Auxílio Brasil sejam retirados do teto de gastos por quatro anos. “Não vamos aceitar um ano [de duração] porque isso inviabiliza o governo”, disse ele.
Ainda há dúvidas sobre qual será o tamanho do montante excetuado do teto no novo projeto.
O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), disse que até o momento não há previsão de dispositivo para discussão de uma nova âncora fiscal.
Também está no radar o pedido do partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, de anulação de votos em 279.336 urnas usadas no segundo turno. A medida eleva as incertezas, e investidores veem com cautela a chance de “terceiro turno” e contestação de resultados.
Essa combinação de incertezas causa redução geral da exposição de risco na bolsa, e faz com que poucas ações do índice avancem, e nenhuma tenha alta significativa. Investidores também aguardam a ata do Federal Reserve (Fed), que será divulgada às 16h.
(Valor)