Políticas públicas
Prefeitura de Fortaleza firma cooperação com Unicef para ações de proteção de crianças e adolescentes no Jangurussu
Por Viviane Ferreira - Em 29/11/2022 às 11:32 AM
A Prefeitura de Fortaleza firma, no dia 1 de dezembro, um termo de compromisso com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, com foco no bairro Jangurussu, no período 2022-2024.
A solenidade acontecerá no Cuca Jangurussu às 14h, com a presença do prefeito José Sarto, da embaixadora do Unicef no Brasil, Thaynara OG; do coordenador do Unicef para o Semiárido brasileiro, Dennis Larsen; do chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar; além da comunidade e lideranças jovens locais.
A cooperação faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Fortaleza para cada criança e adolescente, e tem como objetivo desenvolver iniciativas focadas na área de proteção básica e especial no bairro.
O pacto integrará as áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e juventude, nos próximos dois anos, com ações como o enfrentamento da evasão escolar; atualização do calendário de vacina e prevenção de doenças para crianças de zero a cinco anos; criação de rede de proteção integral na primeira infância; além de capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho, dentre outras ações.
O prefeito José Sarto destaca que o Unicef tem sido importante parceiro da gestão municipal para a redução da violência e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Capital. “Estamos muito entusiasmados com essa iniciativa, que se inicia no Jangurussu, mas certamente trará aprendizados que serão replicados em outros bairros da cidade. Vamos trabalhar para reduzir a violência, a partir de ações integradas em educação, saúde, assistência social, emprego, renda, e outras áreas”, reforça.
A Prefeitura de Fortaleza opta pelo Jangurussu a partir de avaliação técnica de indicadores sociais dos bairros mais vulneráveis da cidade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Além da Prefeitura e do apoio técnico da Unicef, também atuarão instituições parceiras do próprio bairro.
“Fortaleza se junta a um grupo de oito capitais que têm apoio do Unicef para trabalhar nos bairros com os indicadores mais alarmantes”, ressalta Dennis Larsen, do Unicef. “A redução da violência no Jangurussu passa pelo acesso à educação, o reforço às oportunidades de emprego e renda, garantia de saúde e fortalecimento dos mecanismos de prevenção e resposta à violência contra cada menina e cada menino do Jangurussu”, completa.