Cenário político
Mourão afirma que manifestantes apoiadores de Bolsonaro devem aceitar a vitória de Lula
Por anamaria - Em 05/12/2022 às 3:43 PM
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, senador eleito pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, declarou não compactuar com a insistência das manifestações contra o resultado legítimo das eleições de 2022, iniciadas logo após a divulgação do resultado do segundo turno. Mourão afirmou que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) devem aceitar a vitória do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mesmo defendendo que as pessoas estão demonstrando seu “inconformismo” com o processo eleitoral, e também dando uma alfinetada na Suprema Corte por ter anulado todos os processos aos quais o ex-presidente Lula foi submetido, o vice-presidente afirmou que “a partir do momento em que aceitamos participar do jogo com esse jogador, que não poderia participar, tudo poderia acontecer, inclusive ele vencer, conforme venceu. Está chegada a hora de as pessoas compreenderem que ele foi eleito e agora tem que governar.”
Sobre a passagem da faixa presidencial, Mourão negou novamente a possibilidade de Bolsonaro renunciar ao final do ano para se esquivar da cerimônia. “Pelo que sei, o presidente não irá passar a faixa e também não irá renunciar. Consequentemente, alguém colocará a faixa em uma almofada e entregará ao novo presidente após ele subir a rampa”, reforçou o vice-presidente.