Novo Governo
Camilo Santana será Ministro da Educação do Governo Lula
Por anamaria - Em 20/12/2022 às 1:56 PM
O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) será o ministro da Educação do Governo Lula, em decisão tomada nesta segunda-feira (19), em Brasília. O anúncio oficial está previsto para acontecer ainda nesta semana.
Na reunião onde foram definidos os rumos da Educação do Brasil, estiveram presente o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, e a atual governadora Izolda Cela, que vai assumir a Secretaria de Educação Básica do MEC.
Anteriormente, Izolda era cotada como ministra do MEC por ser considerada uma das responsáveis pelos bons resultados do ensino público cearense. No entanto, teve o nome ‘barrado’ pela cúpula do PT, que não quis abrir mão da pasta que tradicionalmente é ocupada pelo partido. A atual governadora disse a interlocutores que compreendeu a decisão e que ficou confortável na Secretaria da Educação Básica, área em que atua há décadas, tendo sido secretária em Sobral e também no Estado.
Os desafios de Lula e Camilo na educação serão devidos ao orçamento apertado e universidades à beira do colapso. Além disso, a educação básica (0 a 17 anos) deve ser a área mais importante no novo governo, após déficit de aprendizagem das crianças durante a pandemia e paralisação de programas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
Camilo será o segundo senador a ser levado ao cargo de ministro por Lula, após Flávio Dino, escolhido para o posto no Ministério da Justiça e Segurança Pública, numa clara mudança de estratégia na composição da Esplanada, que avaliava evitar a retirada de aliados do Senado.