Moda regional
Primeira-dama Janja usa conjunto de seda da estilista Helô Rocha para posse
Por Viviane Ferreira - Em 02/01/2023 às 9:42 AM
A atual primeira-dama Janja, forte incentivadora da moda nacional, escolheu para acompanhar a posse de seu marido, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva, um terninho champagne feito pela estilista gaúcha Helô Rocha, que contou com trabalho artesanal feito por bordadeiras de Timbaúba, da região do Seridó, Rio Grande do Norte.
O detalhe chamou a atenção do público, que destacou a afeição demonstrada por Janja pela região. “O Nordeste é representado nos mínimos detalhes em sua grandeza e beleza”.
O conjunto é formado por um blazer acinturado, além de ser usado com colete e calça pantalona de cintura alta e corsetada. As peças foram feitas em crepe de seda vintage tingidas naturalmente com cajú e ruibarbo, e bordadas com palhas brasileiras.
Pela primeira vez em uma solenidade de posse presidencial, a mulher de um presidente escolheu peças que não fossem um vestido para prestigiar a celebração. No Twitter, os usuários afirmam que a socióloga, filiada ao Partido dos Trabalhadores, teve um propósito além do vestuário: destacar seu posicionamento social e político.
Janja depois mudou de look para ir ao Palácio do Itamaraty. Para a ocasião, ela escolheu um vestido longo azul de estilo plissado, peça que deu ares mais tradicionais ao visual. A peça é uma colaboração entre a estilista Helô Rocha, responsável pelo primeiro look , e a marca nacional Neriage.
Mas, não foi só o look da nova primeira-dama do Brasil que chamou a atenção. Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin também teve seu destaque ao usar um elegante vestido branco com mangas abertas na parte interna dos braços – a peça é do estilista Reinaldo Lourenço.