CONDENAÇÃO SUMÁRIA
Elmano e autoridades cearenses criticam ações violentas registradas em Brasília
Por Marcelo - Em 08/01/2023 às 9:48 PM
O governador Elmano de Freitas criticou de forma veemente os protestos registrados neste domingo (8), em Brasília. “Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro. Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos”, afirmou.
Ele também ressaltou que serão enviados 70 policiais militares do Ceará para ajudar durante a intervenção federal na segurança do Distrito Federal. “Informo que determinei o envio de 70 PMs cearenses para auxiliar nos trabalhos de restabelecimento da ordem no Distrito Federal. O pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal aos estados após manifestação dos governadores. Ainda hoje participo de reunião do Fórum de Governadores para tratarmos sobre o ocorrido hoje em Brasília. Não permitiremos que extremistas que odeiam a democracia tentem provocar o caos e prejudicar o avanço do Brasil. Nossa democracia será protegida”, disse Elmano de Freitas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, também não poupou adjetivos negativos para os atos de vandalismo. “Lamentáveis e inadmissíveis as imagens de terroristas em Brasília, que por meio da força praticam atos que afrontam a nossa democracia. Cenas estarrecedoras. Os responsáveis precisam ser punidos através do rigor da Lei. Absurdo”, salientou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também condenou veementemente as ações violentas registradas na capital federal, neste domingo. “Gravíssimos os ataques golpistas ocorridos hoje no DF, com a invasão e depredação do Congresso, Planalto e STF. Um inaceitável atentado à nossa Democracia, que merece resposta dura e imediata contra todos os envolvidos”.
Mais críticas
Quem também se manifestou contra os protestos violentos registrados na capital federal foi o senador Cid Gomes. “Um absurdo o que um grupo de criminosos está promovendo em Brasília, invadindo e destruindo prédios históricos e praticando atos de terrorismo, com a aparente conivência da polícia do DF. É preciso apontar cada um desses vândalos e puni-los com o rigor da lei”, destacou Cid.
O ex-candidato à Presidência da República, ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, foi incisivo. “Absurdos os ataques acontecidos neste domingo, em Brasília. Que se identifiquem e sejam punidos os vândalos e, principalmente, seus patrocinadores. Tenho enorme preocupação com a profunda divisão do País, mas nada justifica os graves crimes que estão cometendo”, asseverou.
Já o prefeito de Fortaleza, José Sarto, se disse preocupado com as ações, mas repudiou as invasões aos prédios dos Três Poderes. “Acompanhando com forte preocupação os atos criminosos que estão acontecendo em Brasília. Falsos patriotas! Atentam contra a nossa democracia, depredam as instituições, destroem o patrimônio público, desonram o povo brasileiro. As invasões deste domingo devem ser repudiadas e investigadas, e os responsáveis, punidos ao rigor da lei”.