Lançamento

Livro/Catálogo sobre fotógrafo Chico Albuquerque será lançado nesta quinta-feira(19)

Por Viviane Ferreira - Em 18/01/2023 às 10:13 AM

Foto De Chico Albuquerque Por Gentil Barreira 30x40 04 1 1 1024x689

Chico Albuquerque – (foto: Gentil Barreira/Divulgação)

Considerado pioneiro em unir fotografia a publicidade no Brasil, o cearense Chico Albuquerque terá sua notável trajetória rememorada no livro/catálogo “O fotógrafo Chico Albuquerque”, que tem lançamento marcado para esta quinta-feira(19), às 19 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A obra reúne o acervo produzido pelo fotógrafo, como forma de retratar sua influência para a fotografia brasileira contemporânea. No lançamento, serão distribuídos 50 exemplares para o público presente.

Participam do lançamento Gentil Barreira (proponente do projeto), Patricia Veloso (responsável por parte do acervo do artista), Valéria Laena (Assessora de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) e Tibico Brasil (Autor do Documentário “A Luz Salva”). Além da presença especial de Marco Albuquerque (neto de Chico e representante do acervo da família).

O projeto foi apoiado pela Secretaria de Cultura e conta com a parceria do Instituto Moreira Salles e da Terra da Luz Editorial.

Sobre Chico Albuquerque

 

1 Acv Imgcapa 1412355321 1200x1799 20842081

Chico Albuquerque na década de 1950, imagem faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles (Foto: IMS/Divulgação)

O significativo papel de Chico Albuquerque na fotografia brasileira do século XX está diretamente associado à sua trajetória, por sua originalidade e pioneirismo. Nascido em Fortaleza, em 25 de abril em 1917, o jovem Francisco Albuquerque começou sua carreira no cinema, aos 15 anos, como auxiliar do pai, Adhemar Bezerra de Albuquerque, também cinegrafista amador. A partir de 1934, produzindo retratos no estúdio fundado pelo pai em Fortaleza, a Aba Film, iniciou-se profissionalmente na fotografia.

Em 1948, o cearense revolucionou o mercado da propaganda no Brasil, como o primeiro fotógrafo no país a produzir uma campanha publicitária que registrou produto e modelo em fotografia. O projeto foi desenvolvido para a marca Johnson & Johnson, assinado pela agência J.W. Thompson, um verdadeiro divisor de águas na história da publicidade nacional. Até então as campanhas eram concebidas para utilizar apenas ilustrações e desenhos. Assim, Chico Albuquerque deu início a um mercado inexplorado no Brasil.

Além disso, Chico retratou grandes personalidades do século XX, como Luiz Gonzaga, Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães.

Em 2017, foi realizada uma grande exposição comemorativa do centenário do fotógrafo, reunindo mais de 400 obras no Museu de Arte Moderna do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Um recorte desta retrospectiva traz a público dezenas de imagens do acervo, que agora estão também publicadas em um livro/catálogo, evidenciando a influência de Chico Albuquerque na fotografia moderna e contemporânea brasileira.

Lançamento do Livro do Fotógrafo Chico Albuquerque

Quando: quinta-feira(19)

Horário: 19 h

Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Gratuito

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas