REDUZIR FILA DE ESPERA

Elmano debate mutirão de cirurgias eletivas no Ceará com ministra da Saúde

Por Marcelo - Em 18/01/2023 às 4:13 PM

Com o objetivo principal de unir esforços para reduzir a fila de cirurgias eletivas no Ceará, o governador Elmano de Freitas esteve reunido nesta quarta-feira (18) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. Eles também discutiram, junto com o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara dos Deputados; o presidente da Aprece, Júnior Castro, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, outras ações estratégicas que poderão ser realizadas em conjunto.

Swedenberger Barbosa, José Guimarães, Nísia Trindade, Elmano de Freitas e Júnior Castro                                    Foto: Divulgação

A colaboração entre os governos estadual e federal, segundo o chefe do Executivo cearense, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “Já temos grande parte da nossa rede sendo visitada e organizada para o mutirão (de cirurgias eletivas), além de definição de investimento financeiro. Vamos unificar o planejamento do Governo do Ceará ao do Governo Federal, que já tem uma proposição básica. Nosso diálogo é permanente para, também, aprimorar a estruturação da saúde pública no Ceará “, afirmou.

Inclusive, já foi marcada uma reunião técnica entre equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do ministério para amanhã, visando que o mutirão tenha início em fevereiro. “Vamos atuar de mão dadas. Faremos um lançamento conjunto, Governo do Ceará e Governo Federal, para enfrentar o problema de cirurgias no Estado, dando apoio aos cearenses”, garantiu Elmano. A imunização dos cearenses, sobretudo a vacinação de crianças contra a Covid-19, também serão debatidas durante o encontro.

Procedimentos

Atualmente, cerca de 60 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas no Ceará – considerando rede estadual e redes municipais. Segundo a Sesa, a fila de cirurgias é dinâmica, pois todos os dias pessoas fazem seus procedimentos e outros pacientes entram na espera. Dessa forma, o tempo de andamento da fila e o número de pacientes têm parâmetros e medidas que oscilam, diretamente relacionados às especificidades de cada caso. De novembro de 2021 a dezembro de 2022, 30 mil cirurgias eletivas foram realizadas dentro do Programa Plantão Cirurgias 24h, lançado no último trimestre de 2021 pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa.

O esforço agora é ampliar o chamamento dos hospitais privados e filantrópicos (incluindo unidades polo do Interior) para dar suporte à realização dos procedimentos e aumentar os tipos de cirurgias a serem realizadas. Entre os cinco principais procedimentos demandados no sistema estão: remoção da vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata. O paciente tem acesso à sua posição na lista de procedimentos eletivos na Central de Regulação do Estado, por meio da ferramenta Plantão Cirurgias 24h. O sistema já está disponível na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.

Reunião com Lula

Na tarde de ontem, Elmano de Freitas conversou com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para organizar sua participação e dos demais governadores do Nordeste, para restabelecer a relação federativa entre o Governo Federal e os estados. “Estamos muito felizes para recuperar este espaço para juntar as mãos e fazer ainda muito mais pelo povo do Ceará. Muito obrigado presidente Lula, no dia 27 estaremos juntos, o Ceará, os governadores do Nordeste, para fazer esta grande arrancada e ainda muito mais pelo povo mais humilde do Brasil”, completou Elmano de Freitas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder