TRABALHO EM CONJUNTO
Prefeitura de Fortaleza anuncia seu plano Integrado de ações na quadra chuvosa
Por Marcelo - Em 19/01/2023 às 4:32 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, divulgou nesta quinta-feira (19), o Plano Integrado de Ações para a Quadra Chuvosa 2023. A partir da integração de diferentes órgãos da esfera municipal e estadual, as medidas anunciadas contemplam estratégias preventivas, como o reforço na limpeza de recursos hídricos e serviços de drenagem, o plano de contingência, que abrange o monitoramento de áreas de risco e pontos de alagamento da Capital, como também ações assistenciais para a população.
A Prefeitura de Fortaleza já realizou, durante os dois primeiros anos da gestão, ações para minimizar o impacto das chuvas na infraestrutura urbana, além de priorizar obras em comunidades mais vulneráveis. “No ano passado, realizamos ações preventivas de limpeza de bueiros e canais, nas quais foram preenchidos mais de 1.500 caminhões com lixo e entulho recolhidos. Além disso, temos o Proinfra, que leva pavimentação, drenagem e saneamento básico para diversas comunidades de Fortaleza. Ao todo, são mais de 400 ruas transformadas e 80 mil pessoas impactadas. Quem visita as comunidades beneficiadas pelo projeto percebe logo a diferença”, defendeu José Sarto.
O titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, corroborou com o prefeito e destacou que a população também tem um papel importante na minimização dos impactos da quadra chuvosa. “Como destacado pelo prefeito Sarto, a gestão realizou diversas ações de prevenção em rios e canais, bem como de saneamento e drenagem. Por meio do Proinfra resolvemos, em dois anos, problemas enfrentados há décadas por algumas comunidades. Também estamos orientando a população para que seja seguido o cronograma da coleta de lixo domiciliar, pois essa participação é importantíssima para evitar alagamentos”.
Além de estratégias no âmbito da prevenção, contingenciamento e assistência, a Prefeitura de Fortaleza também prevê estruturas para o gerenciamento e acompanhamento do plano. É o caso do Comitê Municipal da Quadra Chuvosa, que atuará em plantão e contará com um representante de cada órgão municipal. O objetivo é dar agilidade à atuação nas ocorrências. A gestão também conta com o Comitê Intersetorial de Controle às Arboviroses, que possibilita a intersetorialidade de ações contra o vetor Aedes Aegypti e envolve aspectos educacionais e fiscalizadores.
Para nortear as ações do plano, a administração municipal ainda utilizará de sistemas como o de Alertas da Defesa Civil, onde é possível observar pontos de atenção e mapeamento das ocorrências, e o videomonitoramento, utilizado para o monitorar áreas de risco, acompanhar ocupações irregulares e pontos de alagamento. Ferruccio frisou ainda a importância do Comitê Municipal da Quadra Chuvosa, garantindo que a equipe tem capacidade para agir de forma rápida e eficaz.