Para brasileiros
Pesquisa mostra que gastos com veículo é a segunda maior despesa
Por Jota Pompílio - Em 27/01/2023 às 8:30 PM
Gasolina, acessórios, suspensão quebrada, pneu furado ou revisão periódica. Esses são só alguns dos gastos que o brasileiro todo ano paga quando o assunto é seu carro. Para mensurar o tamanho dessa despesa no nosso bolso, a Serasa encomendou uma pesquisa inédita.
O levantamento reforça também como o pagamento parcelado do IPVA, um dos principais custos veiculares do ano, pode colaborar positivamente para aliviar o impacto no orçamento das famílias.
De acordo com a pesquisa, 58% dos entrevistados consideram o automóvel como um bem da família. Três em cada 5 disseram que utilizam o carro todos os dias. Portanto, os principais motivos para que brasileiros e brasileiras tirem seu veículo da garagem são:
• locomoção para local de trabalho ou estudo;
• tarefas do dia a dia e fazer compras;
• passeios nos fins de semana;
• locomoção de filhos e familiares;
• viagens de turismo.
Além disso, 64% dos entrevistados afirmam que sua relação com o carro mudou com a pandemia. Das pessoas que passaram a utilizar menos o veículo, 48% dizem que foi por conta do aumento do preço de combustível; 26%, porque começaram a trabalhar de casa (“home office”).
Mais curiosidade
A pesquisa da Serasa também levantou que 40% dos entrevistados acham complexo calcular os custos de manter um automóvel. Portanto, 30% colocam o alto custo como um gerador de desânimo em manter o veículo.
Sete em cada 10 entrevistados assumiram que arcam sozinhos com o custo de manutenção do carro, sendo que 18% afirmaram não estarem preparados financeiramente para esses custos quando compraram o automóvel.
Dessa forma, a pesquisa Serasa conseguiu determinar que os gastos com o carro são a 2ª maior despesa da casa (63%), perdendo apenas para alimentação (72%).
O levantamento realizado com 2.067 entrevistados entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022 avalia os impactos dos veículos no bolso do motorista e da família, além de tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro. Foram entrevistados 48% homens e 52% mulheres.