AÇÕES INTEGRADAS

Prefeitura de Fortaleza divulga seu plano operacional para o Carnaval 2023

Por Marcelo - Em 16/02/2023 às 7:43 PM

A Prefeitura de Fortaleza preparou um plano operacional para os quatro dias do Carnaval 2023, contando com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, limpeza e fiscalização. De sábado até terça-feira (18 a 21), em horários diversos, haverá festa nos polos montados no Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Parque Rachel de Queiroz, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha e Avenida Domingos Olímpio, onde as equipes atuarão antes, durante e após os eventos.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o objetivo é replicar os bons resultados dos planos operacionais realizados durante o Réveillon e o Pré-Carnaval. “Desde o retorno dos grandes eventos não tivemos nenhuma ocorrência grave. Isso se deve à nossa atuação e também ao bom comportamento da população de Fortaleza. Esperamos que isso continue no Carnaval. Nos dá muita alegria saber que a população e os turistas, que esperavam o retorno da alegria, conseguem curtir a folia de forma pacífica”, disse Elpídio Nogueira.

Elpídio Nogueira ressaltou que espera uma festa pacífica e com muita alegria no Carnaval em Fortaleza            Foto: Divulgação

Ele também destacou que é esperado um aquecimento da economia durante o Carnaval de Fortaleza, beneficiando, sobretudo, os pequenos comerciantes da cidade. “Já durante o Pré-Carnaval, tivemos um montante de 180 mil pessoas circulando pelos polos de festas. Isso representa quase R$ 200 milhões circulando na economia, são ambulantes, pequenos comércios, o setor hoteleiro e motoristas de aplicativo e táxis que têm a sua renda aumentada durante o período”, destacou o secretário.

Ações coordenadas

A Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), disponibilizará uma equipe com 125 trabalhadores e 11 veículos para o serviço de limpeza nas 40 festividades de rua e nos sete polos de Carnaval, incluindo o tradicional desfile na Avenida Domingos Olímpio. As ações começaram na manhã sábado, preparando os locais para receberem os foliões, e seguem até a Quarta-Feira de Cinzas.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplinará a circulação de veículos nos polos oficiais que sediarão a folia na cidade, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade. A operação contará com um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego para garantir a segurança viária.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuará nos quatro dias do Carnaval de Fortaleza com a instalação de três Postos Médicos Avançados (PMA), sendo um por polo carnavalesco: Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil (Gentilândia) e Avenida Domingos Olímpio. Cada PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico, cada um deles contando com 10 profissionais. Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o translado, com destino às unidades hospitalares de referência.

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), aturará com 696 agentes distribuídos nos principais pontos de folia na capital cearense, durante o ciclo carnavalesco. O trabalho dos guardas municipais consistirá no patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus, além de dar apoio às ações de fiscalização junto à Agefis e à AMC. A Polícia Militar também dará cobertura na região por meio de patrulhas com ações preventivas e ostensivas.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nas festas de carnaval de Fortaleza para a organização e controle urbano dos sete polos da folia. Ao todo, 754 profissionais, entre coordenadores, fiscais e auxiliares, estarão divididos em toda a cidade, com equipes fixas e volantes. E por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), será realizada ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes nos polos do Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Benfica, além da Avenida Domingos Olímpio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder