TRAGÉDIA NO LITORAL NORTE
Lula e Tarcísio de Freitas unem forças para socorrer vítimas das chuvas em SP
Por Marcelo - Em 20/02/2023 às 10:45 AM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar nesta segunda-feira (20), a região atingida pelas fortes chuvas neste fim de semana, que já provocaram 37 mortes, dezenas de feridos e desaparecidos, além de centenas de desabrigados, nos municípios de São Sebastião, Ubatuba e entorno, no Litotal Norte de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas está na área desde ontem e o objetivo é unir forças e traçar estratégias em conjunto entre os governos federal e estadual para socorrer as vítimas.
Uma portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo, reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. O governador de São Paulo também descretou estado de calamidade pública na região.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos de terra, desabamentos de casas e outras estruturas, e afetaram o abastecimento de água e energia. Uma criança morreu no município de Ubatuba, também no no Litoral Norte de São Paulo. Mas ainda não é possível saber a extensão total da tragédia, pois há diversas áreas o acesso está muito complicado, com deslizamento de barreiras e destruição de vários trechos de estradas.
Lula deve chegar a São José dos Campos e, de lá, realizará um sobrevoo nos arredores e desce em São Sebastião. Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias. Diversas equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários estão auxiliando no trabalho de resgate às vítimas, que está sendo dificultado pelas dificuldades de acesso a diversas áreas.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do Litoral Norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês. No Litoral Sul também houve chuvas fortes, com algumas áreas registrando volumes superiores a 400 milímetros neste fim de semana. Há registros de alagamentos e desabamentos. (Com Agência Brasil)