INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ChatGPT deverá otimizar a jornada de compra do consumidor no e-commerce
Por Marcelo - Em 23/02/2023 às 12:27 PM
Ainda em fase de testes, o ChatGPT está atraindo a atenção da internet. A tecnologia, movida por inteligência artificial (IA), funciona como um chatbot autônomo, capaz de fornecer respostas rápidas e complexas, semelhantes às de um ser humano, após receber uma pergunta. O sucesso da plataforma foi tão rápido que o ChatGPT, perto de completar o primeiro trimestre, já são mais de 100 milhões de usuáros e 13 milhões de visitantes por dia.
Para além do entretenimento e da curiosidade que a plataforma tem despertado nos usuários, ela se destaca como uma tecnologia disruptiva em potencial, que deve mudar o mundo dos negócios, especialmente no e-commerce. “O ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados, que possibilitará entender e responder às necessidades dos consumidores com mais precisão”, revela Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para comércio eletrônico.
Enquanto essa tendência ainda não é usada por todas as plataformas de vendas online, o mercado já acompanha de perto as movimentações do ChatGPT que tem potencial para revolucionar a maneira como o consumidor interage com as lojas virtuais e efetua suas compras. Avaliando esse cenário, Lucas Colette aponta as principais projeções do ChatGPT para o e-commerce, sendo que a primeira é a otimização de recomendações de produtos na loja.
Afinal, a ferramenta tem o potencial de gerar recomendações de produtos baseadas no histórico de compras feitas pelo cliente na internet. “Com isso, o ChatGPT pode oferecer sugestões assertivas com base nos produtos existentes na loja, potencializando as chances de fidelização do consumidor, que encontrará o que procura com muito mais facilidade e agilidade”, destaca o executivo.
Outra grande facilidade que o ChatGPT poderá oferecer ao e-commerce é simplificar os processos de devolução e de controle de estoque. Para Colette, a ferramenta poderá enviar respostas detalhadas sobre estes procedimentos e até mesmo comprovar documentos ou informações necessárias. Já no estoque, o ChatGPT será útil para informar os clientes sobre condições de armazenamento e quantidade de produtos disponíveis em tempo real.
No atendimento, o ChatGPT também poderá favorecer a comunicação entre marca e cliente, potencializando as chances de venda e satisfação. “Além de possibilitar o envio de respostas automatizadas para perguntas frequentes de forma mais complexa e específica, a plataforma também deve ajudar a entender o perfil do consumidor, oferecendo uma jornada de compra focada nas necessidades do cliente e facilitando as operações diárias de venda”, finaliza Lucas Colette.