100% elétricos
Com um BYD e um Tesla, empresário vai dirigindo de Fortaleza à região Sul para conhecê-los melhor
Por Jota Pompílio - Em 25/02/2023 às 12:53 PM
Jota Pompílio, editor
Que tal possuir dois carros elétricos e colocá-los à prova em uma viagem de onze dias, analisando e comparando a característica de cada um? Para o empresário Nivton Rocha, dono de um Tesla e um BYD, isso será uma realidade a partir deste domingo. O ponto de partida será a capital cearense e o destino final será em Gramado, Rio Grande do Sul.
“Comprei um Tesla quando morava na Europa e em Portugal as viagens eram incríveis com um carro elétrico. Ao retornar para o Brasil, importei o Tesla e me deparei com o problema da falta de pontos de recargas. Quando conheci a marca BYD, me encantei pelo modelo TAN e o comprei na BYD Carmais. Ele é muito confortável, potente e espaçoso”, relata . Segundo Nivton, o Tesla chama muita atenção, pois a marca já é conhecida. “Porém, o conforto do TAN e seu acabamento é superior”, pondera. Na prática, ele diz que gosta de aproveitar o que ambos entregam de melhor: do BYD, o conforto. No Tesla, o piloto automático.
Quase um Déjà vu, mas bem maior
Experiente, o empresário lembra que ano passado decidiu ir com sua esposa, Ana Rocha, para Salvador a um evento de eletro mobilidade com ambos os carros. “Foi incrível! Tanto a viagem quanto a recepção das pessoas. Aí comecei a planejar essa viagem para Gramado, onde o desafio é rodar com dois carros 100% elétricos em trechos que não existe uma tomada sequer, preparada para carregamento”, revela.
Baiano, mas “cearense de coração”, o empresário detalha que irá dirigindo o SUV da BYD e um um motorista o Model Y Long Range, da Tesla. Desta vez, sua esposa não poderá acompanhá-lo por ser uma viagem longa. “Vamos levar carga pra simular o comportamento dos carros como se estivessem com cinco adultos mais malas. Na direção, vou alternar para poder documentar características de ambos”.
Superando dificuldades
Sobre o trajeto, que será contornando o litoral, Nivton afirma que já existem carregadores rápidos em parte no percurso. “Onde não existe, levo o carregador portátil que permite recarregar enquanto durmo. Algo que pouca gente sabe”, ressalta.
E se faltar carga durante a viagem? Nivton lembra que existem APPs ( PlugShare e ABRP) que calculam o consumo do carro em cada rota e informam a estimativa de carga até o final. Onde não tem infraestrutura, me programo para dormir. Onde tem, carrego e sigo viagem”.
Propósito
Ele diz que o objetivo desta incursão é mostrar que é possível ter um elétrico e fazer praticamente tudo que se faz com um veículo normal. Outo ponto é divulgar a eletro mobilidade em hotéis, cidades menores, pra estimular a adoção deles a pontos de carregamento. “Nos lugares mais críticos, entre Salvador e Vitória, vou doar carregadores (wallbox). Isso vai ajudar ainda mais as outras pessoas terem mais segurança nessa viagem”. Ele avalia que irá documentar o máximo possível de tudo que for bom e ruim para poder disseminar esse conhecimento onde for convidado.
Para finalizar, o que mais lhe atrai em carros elétricos “é a praticidade de carregá-lo em casa quando você está dormindo. E a incrível potência que há neles. Além, claro, do menor custo de manutenção, quase ausência de revisão, e muita, muita tecnologia. “Como trabalho com isso, então inovação e tecnologia está no meu DNA”.