Repugnante
André Figueiredo repudia fala transfóbica de Nikolas Ferreira: “Vai pro conselho de ética”
Por Redação In Poder - Em 09/03/2023 às 11:49 AM
O deputado federal cearense, André Figueiredo (PDT), repudiou o discurso transfóbico do colega de Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreiras (PL-MG). Na ocasião, o deputado por Minas Gerais disse – usando uma peruca – que “as mulheres estavam perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”. A fala ocorreu durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Para o presidente nacional do PDT, a atitude de Nikolas envergonha o parlamento brasileiro. “Repúdio total ao discurso desrespeitoso e repugnante do deputado Nikolas Ferreira. Ação como essa vista nesta tarde, deste dia histórico para o mundo, envergonha o parlamento brasileiro”, escreveu o deputado em publicação no Twitter.
André também prestou apoio e solidariedade a deputada Duda Salabert (PDT-MG), a primeira mulher trans eleita deputada federal, ao lado de Erika Hilton (Psol-SP). “Vai pro conselho de ética”, finalizou o parlamentar.
Logo após a fala de Nikolas, vários parlamentares se manifestaram contra o pronunciamento do colega de Câmara. Alguns deles, como Tábata do Amaral (PSD-SP) indicaram que entrariam com pedido de cassação do mandato do mineiro por transfobia. Há possibilidade de ele ir ao conselho de ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.